Verdes participam de passeatas pelo Clima no Brasil e no mundo

verdes participam de passeatas pelo clima no brasil e no mundo

Este último domingo (29.11) foi marcado com passeatas em favor do Clima em várias cidades brasileiras e em muitas outras grandes cidades, em todo o planeta. Na maioria das cidades brasileiras, o PV colocou seus ativistas e dirigentes nas ruas, cumprindo seu papel na defesa das questões ambientais. Na foto acima, momentos da passeata realizada na cidade do Rio de Janeiro.

Na França

verdes participam de passeatas pelo clima no brasil e no mundo2

Fabiano Carnevale, secretário de relações internacionais do Partido Verde, co-presidente da Federação de Partidos Verdes das Américas e delegado oficial da organização Global Greens para a COP-21, que junto com outros dirigentes do PV Brasil está em Paris, participou no último domingo das manifestações e nos enviou o seguinte relato:

“Contrariando a proibição do governo francês, os movimentos sociais e os verdes se reúniram na Place de la Republique para um ato pelo clima.

Parti com alguns verdes de uns quarteirões acima, percorrendo um roteiro doloroso por pontos dos atentados de 13/11, inclusive o Bataclan. Pelo caminho, diversos memoriais recordam, lamentam mas principalmente, gritam contra o fundamentalismo e clamam por solidariedade, amor e paz. Bonito, emocionante e solene. Havia quase um silêncio lamentoso (embora firme e resistente) na nossa pequena marcha ao passar por cada memorial erguido pela vítimas do 13/11.

Ao chegar na Republique, era possível perceber a polícia francesa se preparando para impedir que saíssemos dali. E de fato assim o fez. Fecharam cada saída e consegui entrar no metrô, alguns segundos antes de também o fecharem e começarem os confrontos que provocaram a prisão de mais de 100 ativistas.

Havia entre os manifestantes, alguns grupos anarquistas mais exaltados, mas no geral o que eu vi eram pessoas se manifestando pacificamente pelo Clima e pela solidariedade internacional.

Amanhã começam os eventos oficiais da COP-21, mas hoje já foi possível sentir que não se trata só de mais um encontro entre governos. Existem milhares de vozes nas ruas, que nem as bombas dos fundamentalistas e nem a repressão policial serão capazes de calar.”

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias