Que se espalhe o vírus da solidariedade e da união

Por Rogério Menezes

– A epidemia deve ser levada muito a sério (#ficaemcasaCampinas ;#ficaemcasaBrasil) para se tentar impedir o crescimento exponencial de infectados (já mais de 300 mil no mundo) e de mortes (infelizmente já superam 19 mil). “Achatar a curva” significa retardar a transmissão e assim manter a demanda por serviços de saúde abaixo ou próxima da nossa capacidade de realizar os atendimentos adequados. A progressão exponencial pode nos levar a situação ainda mais grave no nosso sistema único de saúde.
– O momento é de unidade, maturidade das lideranças, Ministro da Saúde, Governadores, Prefeitos, Secretários municipais, cada um fazendo a sua parte na sua esfera de atuação. Disputa política no atual momento só favorece a disseminação do Coronavirus por prejudicar a coordenação e articulação das ações.

– Minha mãe é médica. Meu falecido pai era médico, fiz alguns anos de medicina, antes de regressar para área ambiental e de gestão pública. Nesse momento informações corretas e conhecimento científico são nossos ativos mais valorosos.
– Sim, estão previstos duros impactos econômicos, com piora do cenário que já não era bom, mas era de crescimento na casa de 1%. Há que se ter medidas para proteger os mais vulneráveis, os pobres, os desempregados, as pequenas empresas, ao mesmo tempo em que se mantém o isolamento social, sem negar a realidade, sem inconsequência, com preparo e equilíbrio, os líderes do presidente da República ao prefeito da menor cidade devem se dedicar a minorar os impactos.
– O tempo é também de reflexões: após a crise seguiremos fazendo mais do mesmo? A destruição de habitats tem aumentado a diversidade de fauna nos centros urbanos cada vez mais populosos e adensados. Após a epidemia o que faremos a respeito? A recuperação da vegetação das margens dos córregos e rios urbanos fará a fauna circular ao ligar fragmentos vegetais e isso reduzirá os riscos de novas epidemias. É preciso colocar na pauta política essa discussão.
– Enfim o momento é de solidariedade e amor ao próximo. Vamos conversar com nossos prestadores de serviços e chegar a um acordo que não passe por decisões frias sobre dinheiro apenas. Vc vai dispensar sua diarista e parar de pagá-la? A hora é de colocar em prática os valores que dizemos ter, no meu caro os valores cristãos, mas isso vale pra todas as religiões.
-Cada vida deve ter o mesmo valor. Que história é essa de relativizar mortes? Minha mãe tem hoje 76, minhas tias todas mais de 60, avós já não estão entre nós. Daqui a menos de uma década eu terei mais de 60 anos. Que desumanidade diminuir a importância da epidemia por que são os idosos que estão morrendo em maior quantidade. Profundamente lamentável esse argumento. Espero sinceramente não ter que ouvir isso de novo.
– Esses são os pontos principais na minha visão (por certo incompleta)
– Veja entre os que lhe são mais próximos os que estão precisando. Ajude entidades sérias. Uma rede se solidariedade deve se formar com cada um fazendo algo. Há pessoas e animais nas ruas que precisam de alimentos. Não vamos esperar, vamos fazer. Que se espalhe o vírus do amor e da solidariedade para que possamos sair melhores quando passar essa epidemia, por certo mais preparados para as próximas.

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »