PV Terá candidato à Presidência da República

14-02-2014

Os ativistas do Partido Verde em todo o Brasil estão em festa. Uma fumaça branca saiu da chaminé na sede da legenda em Brasília e Eduardo Jorge Alves Sobrinho (PV-SP),  nome apontado e preferido por dirigentes e ativistas desde meados de 2013, foi referendado para ser o candidato da legenda à Presidência da República.

Quem é o Eduardo Jorge – Breve histórico

Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho (64) é casado e pai de seis filhos. Nasceu em Salvador (BA) e se formou médico, em 1973.  Entre 1973 e 1974, como militante do PCBR, foi preso e processado pela lei de segurança nacional. Durante 20 anos (1983 a 2003) exerceu por várias legislaturas mandatos de deputado estadual e federal pelo Partido dos Trabalhadores (SP).

Foi deputado federal constituinte. Em 1991 propôs a remoção das marcas comerciais de medicamentos, considerado o pontapé inicial para os futuros medicamentos genéricos. É autor da legislação constitucional sobre seguridade social (Saúde, Previdência e Assistência Social) e autor ou co-autor de leis brasileiras que regulamentam os medicamentos genéricos, o planejamento familiar e a esterilização voluntária, das leis de vinculação de recursos orçamentários para o SUS e de restrição ao uso do amianto, bem como da lei orgânica da assistência social.

Por duas vezes foi Secretário Municipal de Saúde da cidade de São Paulo: no governo de Luiza Erundina, entre 1989 e 1990, e no início da gestão de Marta Suplicy, de 2001 a 2002. Deixou o PT e, em 2003, filiou-se ao Partido Verde. De 2005 a 2012 foi Secretário do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo, nas gestões de José Serra e Gilberto Kassab, respectivamente.

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias