Programa vai custear ligação de esgoto no Estado

‘Se Liga na Rede’ pagará a instalação de 192 mil conexões para famílias de baixa renda em todo o Estado

“Quando não existe a ligação domiciliar do esgoto, todos os efluentes acabam sendo lançados diretamente nos corpos d’água”, diz o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni (PV). Segundo ele, “para que os investimentos do Estado tenham eficiência, os moradores precisam se ligar na rede de coleta”.

Giriboni esteve no evento do último sábado, 24/09, no Parque Ecológico do Tietê juntamente com o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Gilberto Kassab e a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, quando foi lançado o Programa Se Liga na Rede. A iniciativa vai custear as ligações na rede de esgoto para famílias de baixa renda no Estado. Serão 192 mil novas conexões, com benefícios para cerca de 800 mil pessoas.

O programa será 80% pago pelo Governo do Estado e os 20% restantes pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Serão investidos R$ 349,5 milhões ao longo de oito anos. O projeto de lei que cria a iniciativa será encaminhado à Assembleia Legislativa para votação.

Com o objetivo de incentivar as famílias de baixa renda a ligarem seus imóveis à rede de esgoto, o programa visa aumentar a eficiência dos programas de saneamento do Estado, ajudando a despoluir rios e córregos, inclusive o Tietê.

O custo médio da ligação por casa é de R$ 1.820, o que, muitas vezes impede a ligação de quem tem baixo poder aquisitivo.

Com o Se Liga na Rede, as famílias com renda familiar de até três salários mínimos terão a ligação paga pelo Governo do Estado e pela Sabesp. A medida será adotada nos imóveis que já tenham a rede coletora instalada na rua. A estimativa é que sejam implantadas 76,8 mil conexões na Região Metropolitana de São Paulo; 30 mil na Baixada Santista; 5,6 mil na Região de Campinas; e 79,3 mil nos demais municípios do interior do Estado.

Comunicação Sec. Est. Saneamento e Recursos Hídricos

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »