Programa ondontológico é sucesso em Santo Antonio da Alegria

31 07 0001

ODONTOCRIANÇA é um progama referência no tratamento e prevenção da saúde bucal das crianças das escolas públicas do município de Santo Antonio da Alegria. Foi aprovado nos Conselhos Municipais da Saúde e Educação e faz parte do projeto pedagógico do ensino fundamental e primário das escolas municipais. Para garantir sua a continuidade, cujo resultado são a médio e longo prazo, o poder público encaminhou o Projeto de Lei à Câmara Municipal, que aprovou por unanimidade. Os recursos financeiros empregados são do próprio município.

O projeto foi criado e idealizado pela cirurgiã dentista Dra. Beatriz Neves e implantado no município pelo prefeito Ricardo da Silva Sobrinho (PV), desde fevereiro de 2011. Tem com objetivo a promoção e prevenção em saúde bucal, através de uma parceria entre as secretarias municipais de educação e saúde.

31 07 0002

Durante o ano letivo, participam do projeto todas as crianças (aproximadamente 700) matriculadas nas escolas públicas de ensino infantil e fundamental de Santo Antonio da Alegria. Além do tratamento odontológico oferecido, são desenvolvidas ações educativas, trabalhando conceitos sobre saúde bucal com vários tipos de atividades, interagindo com os alunos, através de palestras, vídeos, teatros, jogos, explanações com o uso de macro-modelos, atividades em sala de aula como desenhos, palavras cruzadas, elaboração de textos, entre outras.

31 07 0003

Também faz parte destas ações educativas, as escovações supervisionadas com distribuição de Kits, (escova, creme dental e fio dental) aos alunos, evidenciação de placa e fluorterapia (aplicação do flúor, com bochecho), de acordo com o levantamento de risco feito no inicio de cada ano letivo.

Fonte: Departamento Mu.nicipal de Saúde de Santo Antonio da Alegria

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo