Programa Água Limpa é destaque no Fórum Mundial da Água

 

O Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, deputado estadual Edson Giriboni (PV), representou o Governador Geraldo Alckmin no 6º Forum Mundial da Água, realizado em Marselha na França, onde ministrou uma palestra tendo como tema o Programa Água Limpa.

 

Giriboni explicou as principais características deste programa, implantado em 2005 pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e que atende municípios de até 50 mil habitantes, instalando sistemas de tratamento de esgotos. Projetou a universalização do saneamento do Estado de São Paulo para o ano de 2020, reforçando o compromisso do Estado com o saneamento, o meio ambiente e a saúde.

 

Para ilustrar os benefícios deste programa, o Secretário citou dados da Secretaria da Saúde, mostrando seu impacto na diminuição drástica em ocorrências de doenças de veiculação hídrica nos municípios já atendidos. Giriboni citou ainda os programas “Se liga na Rede” e o “Água é Vida” como ações importantes do governo do Estado de São Paulo rumo à universalização.

 

Por fim, conclamou o governo federal a desonerar o setor de saneamento, eliminando a incidência de PIS/COFINS, de modo a acelerar os investimentos rumo à universalização do saneamento no País.

 

“O Estado de São Paulo é o que mais trata esgoto no Brasil. Isso porém, não significa que vamos diminuir o ritmo de investimentos nesta área. Nossa meta não é cotejar o índice de tratamento de esgotos de São Paulo com as outras unidades da federação, mas sim com a meta da universalização”, ressaltou o Secretário.

 

A cada três anos, desde 1997, o Fórum Mundial da Água mobiliza a criatividade, inovação, competência e know-how em favor da água. Ele reúne todas as partes interessadas em torno de questões locais, regionais e globais de hoje que não podem ser debatidas e realizadas sem todas as partes interessadas em um quadro comum de objetivos e metas concretas para atingir.

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias