Prefeitura de Araçoiaba vai proteger Floresta Nacional de Ipanema

Prefeitura de Araçoiaba vai proteger Floresta Nacional de Ipanema

O prefeito Dirlei Salas Ortega e mais três prefeitos da região sorocabana assinaram um termo de cooperação técnica pelo qual serão formalizadas ações voltadas à preservação e conservação da Floresta Nacional de Ipanema – FLONA. A cerimônia foi realizada, no ínicio do mês, no auditório da Academia Nacional da Biodiversidade da Floresta Nacional de Ipanema (ACAdebio).

Com a assinatura do termo as equipes das prefeituras de Araçoiaba da Serra, Sorocaba, Iperó e Capela do Alto serão capacitadas para trabalhar o manejo da floresta, além de receber orientações sobre formas de fomento das vocações ambiental, turística e histórica da Flona.

De acordo com o diretor da Flona, Rafael Ferreira Costa, em 2017 o local recebeu aproximadamente 48 mil visitantes. Rafael acredita que com a união de esforços entre os quatro municípios, o número de visitações a Floresta Nacional de Ipanema poderá aumentar de forma significativa. O local abriga ainda um sítio histórico composto pela Sede dos Fornos onde aconteceu pela primeira vez no País, a fundição do ferro dentro da Real Fábrica de São João de Ipanema e conta também com a Fábrica de Armas Brancas e o casarão de Adolfo Varnhagen, visconde de Porto Seguro. militar, diplomata e historiador.

Para o prefeito de Araçoiba, Dirlei Salas Ortega (PV), o trabalho conjunto vai assegurar que a história e cultura preservadas pela Flona sejam conhecidas por toda a população da Região Metropolitana, e que o espaço seja ainda utilizado como um atrativo turístico da região. “A Floresta Nacional de Ipanema tem papel muito importante no resgate histórico e cultural da região, além do trabalho de educação ambiental que já realizamos em visitas com as escolas do município. Temos que aproveitar ao máximo a riqueza histórica e ambiental da Flona”, enfatizou o prefeito.

Participaram da assinatura do termo os prefeitos José Crespo, de Sorocaba; Wanderley Polizelli, de Iperó, e Péricles Gonçalves, de Capela do Alto.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo