Plano de resíduos sólidos de Vinhedo volta a ser discutido

Plano-de-residuos-solidos-de-Vinhedo-volta-a-ser-discutidoO Plano de resíduos sólidos de Vinhedo, elaborado para a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo pela Keyassociados- Consultoria e Treinamento Ltda, volta a ser discutido com a população em nova audiência publica que será realizada no próximo dia 17, na Câmara Municipal. O objetivo do plano é permitir o avanço necessário do município no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

O prefeito Jaime Cruz (PV) recebeu, na tarde desta terça-feira, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Hamilton Port, que apresentou o plano elaborado e os pontos a serem discutidos na Audiência Pública. 
“Elaboramos um plano abordando todos os aspectos necessários para que Vinhedo atenda as exigências da Lei Federal 12.305/2010. Já são mais de 250 páginas que irão nortear o nosso trabalho em prol de uma gestão sustentável do município”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.

A lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a redução na geração de resíduos, com a adoção de hábitos de consumo sustentável e o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada do que não pode ser reciclado ou reutilizado.

Em Vinhedo, entre os objetivos propostos pelo plano estão a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos; regularidade, continuidade, funcionalidade e universalização da proteção dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos e a adoção de mecanismos gerenciais e econômicos que assegurem a recuperação dos custos dos serviços prestados, como forma de garantir a sustentabilidade operacional e financeira.

“Após a aprovação da Lei vamos trabalhar com afinco para que ela seja cumprida integralmente. Com a união de forças junto às secretarias afins e parcerias nós conseguiremos colher bons resultados que farão Vinhedo avançar na área ambiental”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Hamilton Port. 
Finalizada as discussões sobre a elaboração do plano nas audiências públicas, o projeto de lei que criará em Vinhedo o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será encaminhado à Câmara Municipal para análise e votação.

Vinhedo é reconhecida pelas ações efetivas na área ambiental. Por 5 anos consecutivos, a cidade recebeu do Governo do Estado de São Paulo o título de Município Verde-Azul, concedido às cidades que se destacam na área ambiental, principalmente atendendo aos objetivos propostos, que incluem políticas públicas de preservação do meio ambiente, saneamento e saúde pública.

Fonte: Ascom Prefeitura de Vinhedo
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »