Penna presta contas sobre pasta da Cultura na Assembleia Legislativa

Penna presta contas sobre pasta da Cultura na Assembleia Legislativa

O secretário de Estado da Cultura, José Luiz de França Penna (PV), prestou contas do primeiro semestre deste ano à Comissão de Educação e Cultura nesta terça-feira (20/6). Na reunião foram demonstradas ações, programas e metas de gestão para o setor cultural. O segmento conta com um orçamento de cerca de R$ 522 milhões.

Penna foi vereador da capital paulista e deputado federal, e está no cargo de secretário há quase três meses. “Eu assumi a secretaria com o objetivo de buscar uma abertura efetivamente democrática para o diálogo com setores ativos da cultura”, disse. O secretário comentou que recebe diariamente em torno de 60 pessoas em seu gabinete. “Quero reestabelecer o contato com o interior do Estado para descentralizar as atividades”.

Os dados foram apresentados pelo secretário adjunto da Cultura, Romildo Campello. Ele explicou que as medidas estão divididas em eixos como museus, fábricas de cultura, bibliotecas, patrimônio histórico e difusão cultural, integrando todas as operações realizadas no Estado. Penna diz que há um descompasso muito grande entre o que pode ser feito e a condição estrutural para que isso aconteça e citou as Organizações Sociais (OSs). A organização social é uma qualificação concedida pelo poder público a uma entidade privada e sem fins lucrativos para que ela possa prestar serviços que deveriam ser de responsabilidade do poder público.

Museus

Durante a apresentação foram citados vários museus, dentre eles, o Museu da Diversidade Sexual, criado em 2012 e vinculado à secretaria da Cultura. O museu contou com a visita de mais de 10 mil pessoas nesse primeiro semestre e é o primeiro da América Latina e um dos três do mundo relacionados ao tema.

O secretário também falou sobre a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, atingido por um incêndio em 2015. “As obras foram retomadas. Foi feito um convênio para a recuperação, montagem e estruturação do acervo. A previsão é que no início do ano que vem tenhamos a primeira etapa do Museu pronta”.

Além da presidente da Comissão, Beth Sahão (PT), a reunião contou com a presença dos deputados Marco Vinholi (PSDB), Welson Gasparini (PSDB), Luiz Turco (PT), Rita Passos (PSD), Leci Brandão (PCdoB), Chico Sardelli (PV) e Edson Giriboni (PV).

Fonte: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Foto: Andy Garotti
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »