Para Beto Tricoli, pandemia do Coronavírus provoca reflexão e estimula a organização do PV paulista

Por Marco Sobreiro

 

Durante o período de quarentena por conta da pandemia do Coronavírus, o Partido Verde tem realizado videoconferências, debates internos e trabalhado continuamente em seu processo de organização para as eleições municipais deste ano. O secretário de organização do partido no Estado de São Paulo, arquiteto Beto Tricoli, entende que o momento deve ser de respeito e obediência às determinações das autoridades de saúde, adotando as boas praticas de higienização e o isolamento, mas acredita que o período também é oportuno para o amadurecimento partidário.

“Diante de uma crise de saúde pública de proporções ainda não vivenciadas pela população (a última pandemia ocorreu há mais de 100 anos – a gripe espanhola, em 1918), não devemos priorizar as eleições. Há possibilidade do pleito ser adiado se não houver reversāo imedita no crescimento de casos de contaminação. O calendário eleitoral fica em segundo plano. Mas esse mesmo momento tem sido útil também para uma reflexão sobre o que queremos para o futuro das nossas cidades”, afirma.

Tricoli entende que essa reflexão passa por áreas como a saúde, a mobilidade, a competência e capacidade dos dirigentes no enfrentamento da crise. ”Será preciso rever os padrões de consumo e produção, da qualidade da alimentação, da saude das famílias, o custo das coisas, o que é realmente importante. Recuperar a economia, o emprego e a formação de nossos jovens após a crise. Temos de repensar nossas escolhas, e isso deve ter reflexos diretos nas eleições municipais”, observa.

Beto foi vereador, prefeito de Atibaia por dois mandatos, deputado estadual e secretário estadual de Turismo. No PV desde 1988, assumiu a Secretaria de Organização do Partido no Estado no final de 2019, após a morte do colega Ricardo Silva. Tem atuado desde então junto à equipe de Coordenadores Regionais para dar continuidade ao trabalho e fortalecimento dos quadros partidários. Ele afirma que os candidatos que disputarão as próximas eleições pelo PV deverão assumir maior identidade programática com o partido e com seus valores e princípios, como a sustentabilidade, a gestão eficiente e ética, o planejamento e o respeito ao meio ambiente e à vida.

Para Tricoli, as eleições de 2018 foram marcadas por um voto de protesto, o que não deve ocorrer novamente em 2020. Segundo ele, questões ligadas ao cotidiano das cidades, como a prevenção às enchentes, o trânsito, o saneamento e a infraestrutura, a necessidade do crescimento planejado, além da própria pandemia do Coronavírus, devem estimular o pensamento crítico dos eleitores. “As pessoas estão preocupadas e atentas ao futuro de suas cidades. Para isso, querem pessoas preparadas e com propostas concretas e eficientes para melhorar suas vidas e suas perspectivas de futuro”, diz.

Em números, Tricoli afirma que o PV estará presente em mais de 40% dos municípios do Estado de São Paulo disputando eleiçōes. O mesmo acontecerá na Capital Paulista, onde o partido avança para lançar candidatura própria com chapa completa de vereadores: “Ganhamos lideranças novas, bem preparadas, também perdemos alguns quadros durante a janela partidária, mas entendo que o saldo foi muito positivo e ganhamos qualidade”, finaliza.

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias