Papo reto com Eduardo Jorge

papo reto3

Às vésperas das eleições de outubro é notável a aproximação que as redes sociais vêm promovendo entre os eleitores e os candidatos a cargos públicos, seja denunciando escândalos ou promovendo o discurso político dos presidenciáveis. Em 2014, o cenário brasileiro pré-eleições é muito diferente do de 2010, no qual a televisão e o rádio ainda eram os grandes porta-vozes dos que almejavam um lugar nos espaços públicos de decisão. Para os eleitores essa proximidade pode representar uma vantagem, já que é preciso muita criatividade, jogo de cintura e posturas bem empoderadas para se manter na disputa.

O candidato à Presidência da República pelo Partido Verde, Eduardo Jorge, é uma figura notória pela sua simplicidade e tranquilidade nos debates. Tem conquistado muitos brasileiros com novos posicionamentos políticos e ideias inovadores para uma mudança drástica na política brasileira. É a favor do vegetarianismo, usa bicicleta e outros transportes como formas de locomoção e lançou uma novidade para se aproximar um pouco mais do eleitorado, o “Papo Reto”, debate interativo entre o candidato e os internautas para dialogarem sobre os temas que constam no Programa de Governo ”Viver Bem Viver Verde” e assuntos de interesse dos participantes.

O “Papo Reto” é realizado toda terça, quinta e sábado, a partir das 20h30, com transmissão ao vivo no site do candidato e também na sua página oficial do facebook. O tema abordado em cada programa é decidido pelos próprios internautas que podem votar numa enquete disponível no site do candidato. Eduardo responde às perguntas dos internautas e esclarece seu posicionamento quanto a assuntos que estão na pauta política. Acompanhado de dois colegas, um responsável por dialogar com ele e outro acompanhando movimentações nas redes sociais, o candidato do PV à Presidência tenta tornar seu programa de governo mais conhecido com esse canal de comunicação.

Durante um dos programas, Eduardo criticou a política energética brasileira por seguir uma tendência contrária à dos países desenvolvidos que têm transitado de energias de alto impacto ambiental para outras que afetam menos o meio ambiente. “Temos que investir mais em etanol, biomassa, energia eólica e energia solar, que o Brasil, País mais abençoado dela no mundo, produz 0,01% do total”, declarou.

Outro tema abordado durante um dos programas “Papo Reto” foi o aborto. Após ser citada a notícia do desaparecimento de uma mulher internada em uma clínica para fazer aborto no Rio de Janeiro, Eduardo declarou: “é preciso derrubar essa lei reacionária, machista e contra as mulheres brasileiras”, referindo-se à criminalização do aborto e pedindo uma mobilização popular dos cariocas semelhante àquela ocorrida no sumiço do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, que após ser preso e ficar seis meses desaparecido foi declarado morto pela Justiça.

As reações dos eleitores à criação desse canal de comunicação segue bastante satisfatória. Com um público cada vez mais participativo e preocupado com seu voto, é possível vislumbrar um Brasil diferente não só nos próximos quatro anos, mas para as próximas gerações.

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo

 

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias