“O lugar da mulher é na política, e o PV trabalha para que isso aconteça”, afirma Ana Acilda

Por Marco Sobreiro

​Com esta frase a Secretária da Mulher do PV paulista, Ana Acilda Alves da Silva, define a importância da mulher na política e principalmente dentro do partido. Para a ex-vereadora e ex-secretária municipal de Ferraz de Vasconcelos, o papel feminino no processo eleitoral ainda é marcado pelo trabalho nos bastidores, mas essa realidade está mudando. E para que esse processo continue, é fundamental que os partidos lancem candidatas a todos os cargos públicos. No PV, essa visão é uma realidade.

​“No Brasil, os partidos ainda têm dificuldades para preencher a cota obrigatória de candidatas do sexo feminino, isso é uma realidade. As mulheres se acostumaram a atuar nos bastidores, apoiando e ajudando os candidatos homens. Temos mulheres com ótima formação, qualificadas, preparadas e que podem exercer cargos públicos com extrema competência. No PV, estamos trabalhando para isso e venho me esforçando pessoalmente para que essa tendência cresça cada vez mais”, afirma.

​Filiada ao PV desde 1995, Ana Acilda é um exemplo de que este cenário pode se tornar realidade. Mãe de quatro filhos e empresária, atuou no Legislativo e no Executivo e acumulou experiência administrativa. Ela afirma que é da natureza das mulheres desempenhar várias funções – e todas muito bem. “A mulher se desdobra o tempo todo, cuida da casa, dos filhos, atua em sua profissão e também tem condições plenas de cumprir um mandato público ou desempenhar uma função em primeiro escalão”, observa.

​O trabalho no PV acontece para facilitar essa realidade. Todos os diretórios municipais possuem Secretarias da Mulher e na própria criação dos Diretórios existe uma exigência para que 30% dos quadros seja de mulheres. No cotidiano, as lideranças femininas são observadas e, desde que compartilhem dos mesmos ideais do partido, recebem convites para integrar o cotidiano da legenda, participando de reuniões e debatendo políticas públicas nas áreas de sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e gestão eficiente, entre outras.

​Com a pandemia do coronavírus, analisa Ana Acilda, as mulheres estão sendo especialmente afetadas. Como por exemplo as professoras que não conseguem exercer suas funções e, por outro lado, milhares de enfermeiras estão se desdobrando no cuidado aos doentes: “O momento é de prioridade ao isolamento e respeito à ciência. O ano é eleitoral, mas as eleições estão em segundo plano, pois a vida é o bem maior de todos nós. Mas temos a convicção de que, quando tudo isso passar, o PV estará pronto para desempenhar um ótimo papel nas eleições, com muitas candidatas, e todas bem preparadas”, finaliza.

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias