Notícias Verdes Planetária de 01 a 08.08.2013

globinho p

Verdes da Gringa

Notícias Verdes Planetária

Ano I – Nº 5 – Edição eletrônica de 01 a 08.08.2013 – Editado e Distribuído por Claudio Turtelli

Verdes da Suécia pregam que todo amor é bom amor

Verdes-da-Suecia-pregam-que-todo-amor-e-bom-amor

O Partido Verde já é o terceiro maior da Suécia e quer aumentar o apoio financeiro que o governo oferece as organiza­ções que trabalham pelos direi­tos das pessoas GLBT. Lutam para que sejam protegidos da homo­fobia e buscam, também, uma maior prote­ção para as pessoas GLBT que fogem da perseguição em seus países, interce­dendo junto ao governo a permissão de permanência na Sué­cia.

O fato de que todos podem construir suas próprias vidas é um direito fundamental. Isso inclui, naturalmente, a liberdade de expressar seu amor, sexualidade e identi­dade. Por lá, os Verdes também não aceitam a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (GLBT). “A Suécia já percorreu um longo caminho em se tratando de direitos humanos. Mas, ainda assim, há muita discriminação contra os GLBT, princi­palmente a ignorância e maus tratos nas áreas da saúde, da educação e no atendimento de outros órgãos públicos”, dizem os ativistas e dirigentes verdes.


PV Suíço quer sustentabilidade para as zonas de montanha

PV-Suico-quer-sustentabilidade-para-as-zonas-de-montanha

Os Verdes suíços querem uma nova paisagem Alpina e a ex­pansão das instala­ções existentes para a produ­ção de energia renovável. Querem também trabalhar com fontes verdes para desenvolver um tu­rismo e uma agricultura de montanha que se­jam sustentáveis. Propõem um programa especí­fico para a constru­ção de hotéis e infraestrutura turís­tica nos Alpes.

A co-presidente do Partido Verde da Suíça, Regula Rytz, apresentou um projeto com soluções verdes para zonas de montanhas, argumentando que “os Alpes são ideais para a produção de eletricidade verde. Além da geração hidrelétrica, a ener­gia solar e eólica são muito importantes. A revolução energética, como queremos, é uma boa oportunidade para as pessoas das regiões montanhosas. Para promover estas mudanças, os Verdes trabalham com firmeza no intuito de viabilizar uma política regio­nal sustentável, que proteja o clima, promovendo o tráfego tran­salpino, definiti­vamente, para o transporte ferroviário”.


Show de Rock para impulsionar a campanha dos verdes na Noruega

Show-de-Rock-para-impulsionar-a-campanha-dos-verdes-na-NoruegaO jovem Partido Verde da Noruega (Miljøpartiet De Grønne) está em franca campanha para as eleições naci­o­nais que ocorrerão este ano. Na última pesquisa realizada no mês de julho, os verdes pon­tuaram próximos dos 2,9% no plano nacional e 5,7% na capi­tal, Oslo. A projeção por enquanto ga­rante, com boa margem, pelo menos uma ca­deira no Parla­mento.

Nas eleições locais de 2011, os verdes noruegueses tiveram um grande avanço no es­pectro nacional, conquistando representação em todas as grandes cidades do país. Elegeram parla­mentares em quinze 15 das 19 cida­des e quatro vereado­res na capital, Oslo. Na eleição geral deste ano, os verdes apresentarão listas de candidatos em todo o país. Um grande “Showmício”, está confirmado para o próximo dia 31 de agosto e contatará com pre­sença e o apoio da mais bada­lada banda de rock norue­guesa, The Dum Dum Boys.


Partido Verde de Luxemburgo completa 30 anos

Partido-Verde-de-Luxemburgo-completa-30-anosLuxemburgo, uma democracia repre­sentativa regida por um monarca cons­titucional (grão-duque), é um país com uma economia avançada e o se­gundo maior PIB per capita do mundo. Lá, os Verdes consideram a energia renovável, impostos ecológi­cos, consoli­dação dos fundos de pen­são e a igualdade de participação dos migran­tes, como ações políticas de extrema importância.

Nas últimas eleições europeia de 2009, que coincidiu com as eleições locais, os ver­des obtiveram 16,83% votos, elegendo, pela terceira vez, o eurodepu­tado Claude Turmes. Na eleição nacional (interna) mantiveram o status quo (+0,13% dos votos), reelegendo seus sete membros no Parla­mento. O mês de junho foi festivo para os membros do PV Luxemburgo (Déi Gréng) que se reuniram com convidados na grande “Salle du Cercle Cité” para co­memorar o 30º aniversá­rio da le­genda.



PV Canadense lembra Hiroshima e pede fim de arsenal nuclear

PV-Canadense-lembra-Hiroshima-e-pede-fim-de-arsenal-nuclearO Partido Verde do Canadá fez um reunião-manifesto lembrando o 68º aniversá­rio do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. A cidade de Hiroshima, em 06/08/45, e posteriormente Na­gasaki, ambas no Japão, foram bombarde­adas. Desde os bom­bar­deios da segunda Guerra Mun­dial, foram contabilizados mais de 400.000 mor­tes.

Elizabeth May, líder dos verdes e membro do Parlamento Canadense (Ilhas Saanich) disse que “agora é o momento de fazer do desarmamento nuclear uma realidade. É verdade que as armas nucleares não têm sido usados ​​desde 1945, mas ar­senais ao redor do mundo ainda somam milhares dessas armas. Somos todos solidários e comprometidos com um mundo livre da ameaça de uma guerra nuclear.”


 

Eleições 2013: PV Alemão defende nove pontos prioritários de governo

Eleicoes-2013-PV-Alemao-defende-nove-pontos-prioritarios-de-governoEntre agosto e setembro, os principais candidatos (cabeças de lista) do Par­tido Verde Alemão, Jürgen Trittin (ex-ministro do meio ambiente) e Katrin Göring-Eckardt, irão rodar todo o país defendendo um programa de governo, visando as eleições que ocorre­ram no fim setembro próximo. “vencer é substi­tuir, para sem­pre, An­gela Merkel e o seu pior governo”, é um dos slon­gan da campanha verde.

O PV Alemão optou por defender nove (9) prioridade de governo nesta campanha. Eles entende que o crescimento as custas da degradação ambiental é injusto. Estão pro­pondo, entre outras ações, um novo indicador de prosperidade e qualidade de vida que não obdeça o lógica do atual modelo. Esta “bússola de prosperidade verde” in­clui, principalmente, os aspectos sociais e ambientais. Querem também o fim da chamada agricultura industrial na Alemanha, controlada hoje, em todo o planeta, pela grandes empre­sas de biotecnologia.


Global Greens faz apelo pela paz no Egito e passa a receita

Global-Greens-faz-apelo-pela-paz-no-Egito-e-passa-a-receitaO Global Greens fez um apelo a todas as facções políticas egípcias para por fim aos confrontos de rua e para o Go­verno em exercício tomar todas as medidas necessárias para pacificar a situação e evitar que atrocidades seme­lhantes voltem a acontecer. A argumentação é que novos confrontos precisam ser evitados, a fim de cessar o perigo de uma guerra civil.

Será necessário também que as autoridades egípcias atuem na identificação e responsa­bilização das pessoas que participaram da repressão brutal ocorrido na sexta-feira, 26 de julho, contra os apoiadores do ex-presidente Morsi, fato que dei­xou um terrível saldo de mortos e feridos. Mesmo porque, é condenável qualquer tentativa de estabelecer um regime militar ou que venha permitir a intervenção mili­tar na administração política do país.

Neste sentido, o Global Greens preconiza que o governo instalado pelo golpe mili­tar deve garantir o retorno de um governo democraticamente eleito, no menor tempo pos­sível, e trabalhar para restabelecer a paz em todo o país. Presos políticos pertencen­tes à Irmandade Muçulmana, incluindo o ex-presidente Morsi, devem ser libertados imediatamente ou levados à julgamento. As prisões arbitrárias deve ces­sar, a segurança das mulheres e das crianças devem ser garantidas.

A democracia deve ser restabelecida sem demora. Medidas para restaurar a econo­mia também devem ser tomadas imediatamente. O Desemprego no Egito está em níveis intoleráveis​​, o seu sistema de proteção social cobre apenas uma pequena parte da população e a pobreza está aumentando.

Juntamente com a restauração da democracia, é essencial que um processo de con­sulta nacional venha a ocorrer em todo o país, discutindo as questões sobre como lidar com as necessidades mais urgentes da população, tais como: uma distribuição mais justa da riqueza, uma campanha nacional para acabar com o analfabetismo, um ambicioso programa de combate ao desemprego juvenil e um mecanismo para ajudar os chefes de família garantir a assiduidade escolar de seus filhos.

O Global Green continuará trabalhando arduamente junto as autoridades e correntes polí­ticas daquele país, no sentido de atingir o objetivo que devolva a paz e a normalidade democrática ao Egito, com nação soberana no cenário político mundial.


 Fontes desta Edição: Eurogreens – Déi Gréng – Green Party Canada – Miljøpartiet De Grønne  – Bündnis 90/Die Grünen – Die Grünen Scheweiz

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »