Nesta sexta, 23/8, participe da 18ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas

Evento gratuito será realizado na Câmara Municipal de São Paulo

Há 18 anos acontece em São Paulo a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, promovido pelo vereador Gilberto Natalini, que tem como objetivos intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social e propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento é fruto da lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), que é o proponente e presidente da Conferência.

O evento entrou para a programação da Virada Sustentável.

A programação da Conferência este ano tem como tema: Economia Verde, será aberta por uma mesa diretora, onde autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade. A palestra magna será ministrada pelo economista e professor Ricardo Abramovay. A programação conta com uma mesa de debate e ainda com palestras de profissionais da área acadêmica, governamental e sociedade civil. Na ocasião também será entregue o Prêmio Responsabilidade Sócio Ambiental outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.

Na última década, o conceito de economia verde surgiu como uma prioridade estratégica para muitos governos. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) define a economia verde como “aquela que resulta na melhoria do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e as carências ecológicas”.

A Conferência P + L desse ano pretende promover um amplo debate com representantes do poder público, mercado corporativo, sociedade civil e academia sobre os caminhos necessários para transição empresarial e industrial para uma economia verde e o papel do poder público e das organizações nessa mudança.

Cenário de Iniciativas Sustentáveis

Na área de exposição, o público terá oportunidade de conhecer diversos exemplos de projetos, produtos e serviços alinhados às ? hom menos, com boas iniciativas e tecnologias promissoras em favor da preservação das áreas verdes.

Coleta de Lixo Eletrônico

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a Gestora de Resíduos Eletroeletrônicos Nacional (Green Eletron) estarão presentes promovendo na ocasião, uma campanha para coleta de pilhas, baterias portáteis e eletroeletrônicos.

A ação é para conscientizar consumidores e empresas, já que esses resíduos não podem ser descartados no lixo comum das residências e estabelecimentos. Há leis e normas federais, estaduais e municipais que disciplinam a forma pela qual estes produtos pós-consumo precisam retornar aos fabricantes e importadores para a destinação ambientalmente correta, preferencialmente a reciclagem, por meio dos sistemas de Logística Reversa. A Federação esclarece que, nesses sistemas, a responsabilidade é dividida entre consumidores, comerciantes, distribuidores, fabricantes e importadores.
Poderão descartar pilhas, baterias portáteis, aparelhos de telefone, celulares, videogames, câmeras de foto e vídeo, impressoras, desktops, laptops, tablets, notepads, e-readers, eletroportáteis (secadores de cabelo, chapinhas, etc.) e similares. A Federação ressalta que o coletor não receberá descarte de lâmpadas e eletroeletrônicos de grande porte, como geladeira, fogão e televisor.

Mostra Ecofalante- 14h às 16h

Apresentação do filme Sustentável de Matt Wescher. É um filme sobre a terra, aqueles que nela trabalham e o que precisa ser feito para preservar o mundo para as gerações futuras.

Mais informações

Serviço

18ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo
23 de agosto de 2019 l 8h30 às 14h
Câmara Municipal de São Paulo- Salão Nobre
Vd. Jacareí, 100- 8º andar

Mostra Ecofalante- 14h às 16h

Inscrições gratuitas – www.natalini.com.br e será fornecido certificado de participação.

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias