Mogi das Cruzes: Romildo Campello quer consolidar Ecopontos

O balanço de utilização dos ecopontos de Mogi das Cruzes, divulgado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, referente ao primeiro trimestre deste ano, mostra que os dois espaços – localizados no Jardim Armênia e no Parque Olímpíco – são utilizados por moradores de muitos bairros. Isso comprova que os ecopontos são locais de uso consolidado junto aos cidadãos e contribuem para aumentar continuamente a consciência ambiental da sociedade.

Mogi-das-Cruzes Romildo-Campello-quer-consolidar-Ecopontos

O titular da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, Romildo Campello, lembra que, no início de 2013, foi criado um novo procedimento de registro nos ecopontos. “O objetivo era saber mais sobre os cidadãos que utilizavam os ecopontos, em que bairro moravam, os tipos de materiais mais descartados, ou seja, reunir indicadores para uma análise detalhada e para melhorar o atendimento à população. Já temos os levantamentos dos materiais e um perfil geográfico, que mostra os bairros onde moram os cidadãos que usam cada ecoponto”, detalhou o secretário.

O secretário Verde lembra que o movimento nos dois ecopontos é constante. Eles recebem materiais como entulho, vidros, papelão, ferro, embalagens, latas, garrafas pet, jornais, revistas e outros papéis, caixas de leite, tubos de pasta de dente, pneus, lixo eletrônico e outros produtos que, se jogados em qualquer lugar, podem causar enchentes, riscos à saúde e a contaminação do meio ambiente. Para o descarte de restos de material de construção, o limite máximo por pessoa é de 1 m³ por dia. O material segue o caminho da reciclagem.

Um relatório sobre a quantidade de material descartado, divulgado no mês passado, mostra que os ecopontos mantêm uma média mensal em todos os materiais destinado. No caso dos resíduos de construção civil, foram 1,3 mil toneladas destinadas corretamente nos dois ecopontos. Já no caso do lixo eletrônico, foram 15,2 toneladas nos três primeiros meses de 2013.

Romildo-Campello

* Romildo Campello é Coordenador Regional do Partido Verde e presidente do PV em Mogi das Cruzes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes.

Secretaria Estadual de Comunicação

Partido Verde – São Paulo