Mobilidade: Deputado do PV quer isenção de pedágio para veículos com mais de três ocupantes

il 26 02 2015

Depois de aprovado por todas as comissões técnicas da Assembleia Legislativa, um projeto do deputado Edson Giriboni (PV-SP) está pronto para a Ordem do Dia, o que significa que pode ser colocado em votação. É o projeto de lei “Carona Verde”, que preve a isenção do pagamento das tarifas de pedágios, nas praças que serão instaladas, para os veículos de passeio utilizados por três ou mais pessoas. Se aprovado pelo Plenário da Casa, o projeto será encaminhado para sanção do governador.

“A questão da mobilidade é um assunto que atinge a todos, não somente a população das grandes cidades. O objetivo do “Carona Verde”, ao incentivar o uso compartilhado dos veículos, é melhorar o trânsito e, consequentemente, a emissão de poluentes. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, através da diminuição do número de veículos que trafegam por nossas rodovias e vias públicas”, diz o parlamentar verde. Para Giriboni, oferecer passagem livre no pedágio é uma contrapartida justa e muito eficaz de aumentar significativamente a adesão ao programa.

Leis de incentivo a caronas já existem em vários países, como Estados Unidos e Canadá, onde há faixas exclusivas para veículos que transportam mais de três pessoas. No Brasil, a ideia está ganhando força. Salvador foi a primeira cidade a incentivar a carona oficialmente. Lá foi criada uma faixa para carros com mais de uma pessoa.

Fonte: Assessoria de Imprensa dep. Edson Giriboni

Secretaria Estadual de Comunicação

Partido Verde – São Paulo