Marcha Nacional contra os agrotóxicos leva centenas de pessoas às ruas

O Partido Verde (43) promoveu a “Marcha Agrotóxico Mata”, na tarde deste domingo (4/8), com adesão de várias cidades brasileiras. O ato contou presença de dirigentes e militantes do PV, artistas, ativistas da causa ambiental, profissionais da educação, empresários, estudantes, etc.

Em São Paulo a marcha ocorreu na Avenida Paulista, em frente ao MASP, contou com a participação de verdes da capital e de cidades da região metropolitana. A ação teve apresentação do cantor Dorgival Nazaro (voz e violão). Também marcaram presença o médico e ex-presidencial verde Eduardo Jorge; o presidente nacional do PV, José Luiz de França Penna; o porta-voz do PV Bacia seis, Carlos Marx; e o microempresário da construção civil Altonomista Bezerra,

Os participantes e ativistas distribuíram panfletos e conversaram com as pessoas.  Também fizeram uso do microfone para expressarem seus descontentamentos relacionados aos registros e a liberação de pesticidas por parte do governo federal.

Em sua fala o presidente do PV, Luiz Penna, ressaltou a importância do enfrentamento do povo brasileiro contra os agrotóxicos na mesa das pessoas. E disse ser imprescindível que o povo coloque na mesa alimentos saudáveis como os orgânicos.

Eduardo Jorge falou do uso de pesticidas mais do que o permitido em alimentos nas feiras livres. Sublinhou a importância do ato, idealizado pelo Partido Verde, para pressionar o governo Bolsonaro e, sobretudo, alertar a população.

Muitos dos agrotóxicos liberados pelo governo federal botam em risco a saúde das pessoas e coloca em risco a saúde do solo, das águas, da fauna e da flora.  Boa parte desses venenos foi abolida nas lavouras da Europa, dos Estados Unidos, da Austrália e do Canadá. Isto porque esses pesticidas atuam no desenvolvimento de células cancerígenas e compromete a saúde de pessoas, de animais e de plantas.

Pesquisadores de várias áreas do conhecimento são unânimes em afirmar que o Brasil é, hoje, o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Os agrotóxicos trazem sérias consequências, dentre elas a má formação genética, a microcefalia, problemas neurológicos, câncer, desregulação hormonal, contaminação do leite materno e óbitos. O consumo de agrotóxicos é resultado da adoção de um modelo de agricultura chamado agronegócio, que é dependente do uso de venenos.

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias