Mais de mil vagas na Educação Infantil de Santa Bárbara d’Oeste

ie 02

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV), falou sobre a abertura de novas vagas na Educação Infantil (de zero a cinco anos) entre 2013 e 2015. De acordo com dados da Secretaria de Educação, o número de alunos atendidos passou de 5.228 em 2013 para 6.620 no início de 2015, uma ampliação de aproximadamente 20% no atendimento aos alunos.

Denis ressaltou as intervenções já realizadas e afirmou que as novas unidades a serem entregues nos próximos anos resultarão em um novo aumento no número de alunos matriculados. Atualmente, a Rede Municipal de Educação conta com 42 unidades escolares, sendo 24 que atendem em tempo integral, além de convênios com associações filantrópicas e o Programa Bolsa Creche.

“As reformas e ampliações em unidades, convênios com entidades, implantação do programa Bolsa Creche e construção de novas escolas proporcionaram um avanço significativo no número de vagas disponíveis na rede municipal. Sabemos, entretanto, que a demanda é recorrente e por isso continuamos nos esforçando para que novas escolas sejam construídas e entregues”, disse o prefeito. “Teremos nos próximos meses, por exemplo, a inauguração do CIEP do bairro Planalto do Sol 2 e das creches dos bairros Jardim Pérola e Nova Conquista. Somente nestas unidades são mais de R$ 15 milhões em recursos próprios investidos e mais de 860 novas vagas geradas”, concluiu.

“A Administração Municipal está atenta sobre a importância e necessidade de educação em tempo integral para qualificar a escolarização das crianças. O governo do prefeito Denis Andia também ampliou o tempo integral na Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos”, acrescentou a secretária de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, Tânia Mara da Silva.

A Prefeitura avançou também no atendimento por meio do Cedin (Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil), projeto executado em parceria entre Fundação Romi e Prefeitura, além de novos atendimentos na ABE (Associação de Beneficência e Educação).

Creche 12 horas

Em 2013 mais de duas mil crianças foram beneficiadas com o horário estendido nas 17 creches da rede municipal. Os pais que necessitam podem deixar seus filhos na creche entre 6h30 e 18h30, facilitando para quem entra mais cedo ou sai um pouco mais tarde do trabalho.

Outra ação, o programa Bolsa Creche, programa instituído pela Prefeitura, auxiliou para o atendimento da demanda. A iniciativa prevê convênios com escolas particulares para atendimento de Educação Infantil. A Secretaria de Educação mantém o atendimento de crianças contribuindo para a redução da demanda existente. Todas as vagas serão preenchidas por crianças que já estejam na lista de espera da rede municipal, independentemente da região onde os pais ou responsáveis residam. O valor a ser pago por vaga disponibilizada, mediante apresentação de relatório mensal à Secretaria de Educação.

Fonte: AsCom Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste

Foto: Marcel Carloni

Secretaria Estadual de Comunicação

Partido Verde – São Paulo