Liderança do PV na Câmara elaborou manual para neutralização de Carbono

Lideranca-PV-elaborou-manual-para-neutralizacao-de-Carbono

Por: Claudio Turtelli

Visando principalmente a atuação dos gestores verdes no setor público, a Liderança do Partido Verde na Câmara Federal elaborou e está distribuindo um prático manual, dirigido às prefeituras, câmaras municipais e gabinetes parlamentares, que propicia o cálculo do carbono emitido pelas atividades destes setores e indica formas de como neutralizar seus efeitos.

A medida de neutralização de carbono, mais comumente efetivada com plantio de árvores, como ação compensatória, tem se tornado uma prática comum entre aqueles que se preocupam com o equilíbrio ambiental planetário. Um exemplo de sua aplicabilidade se deu na Câmara Federal, que em termos compensatórios pelas suas emissões, optou pelo plantio de arvores.

Os Créditos de Carbono, ou Reduções Verificadas de Emissões, são certificados que atestam que um projeto ambiental efetivamente reduz suas emissões de Gases de efeito Estufa (GEE) ou captura esses gases da atmosfera. Portanto, investir em créditos de carbono para neutralizar emissões garante uma contribuição real e mensurável no combate ao aquecimento global.

O funcionamento da neutralização de emissões com créditos de carbono ocorre quando, de um lado, existem projetos ambientais certificados que capturam ou deixam de emitir GEE na atmosfera, gerando assim os créditos de carbono. Do outro lado estão as atividades que emitem GEE como realização de eventos, viagens aéreas e uso de equipamentos elétricos e etc.

Há uma número significativo de empresas e organizações certificadoras de neutralização de emissões que, como procedimento,  geram aos seus clientes um número de registro que permite rastrear toda a história do crédito de carbono usado na neutralização, desde as informações de concepção de projeto, até cada etapa de auditoria, relatórios de monitoramento, verificação, certificação e neutralização.

O manual elaborado pela assessoria técnica da Liderança do Partido Verde pode ser solicitado através do link, fale conosco, no portal bancadaverde.org.br

Fonte: Liderança do Partido Verde na Câmara Federal

Secretaria Estadual de Comunicação

Partido Verde – São Paulo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias