Jandira assina termo de adesão a projeto da ONU

Jandira-assina-termo-de-adesao-a-projeto-da-ONU

Programa das Nações Unidas reúne 8 objetivos, 18 metas e 48 indicadores de diversos segmentos a serem alcançados pelo município

A Prefeitura de Jandira assinou o termo de adesão aos 8 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). Este ato coloca Jandira entre as 20 cidades que aderiram ao Programa das Nações Unidas, em um total de 193 países participantes.

Durante o evento, o prefeito de Jandira Geraldo Teotônio da Silva (PV) se reuniu a todos os representantes das ONG´s e entidades de Jandira para oficializar a assinatura do termo de adesão ao Programa.

Ao final do evento foram realizadas palestras informativas com os temas: “Mobilização e Sensibilização” e “Dialogando sobre o Desenvolvimento”, para a formação de uma comissão municipal com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Sociedade Civil para gestão e execução dos 8 Objetivos em Jandira.
 

8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
(Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas)

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc.), a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

Os objetivos do milênio estão procurando formas de inserir a busca por esses Objetivos em suas próprias estratégias. O esforço no sentido de incluir vários desses Objetivos do Milênio em agendas internacionais, nacionais e locais de Direitos Humanos, por exemplo, é uma forma criativa e inovadora de valorizar e levar adiante a iniciativa.

Concretas e mensuráveis, os 8 Objetivos – com suas 22 metas (24 no Brasil) e 48 indicadores – podem ser acompanhadas por todos em cada país; os avanços podem ser comparados e avaliados em escalas nacional, regional e global; e os resultados podem ser cobrados pelos povos de seus representantes, sendo que ambos devem colaborar para alcançar os compromissos assumidos em 2000. Também servem de exemplo e alavanca para a elaboração de formas complementares, mais amplas e até sistêmicas, para a busca de soluções adaptadas às condições e potencialidades de cada sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da P.M. de Jandira

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo