Itapevi terá corredores metropolitanos

Itapevi-tera-corredores-metropolitanosTécnicos da Prefeitura de Itapevi e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) reuniram-se, no ultimo dia 21, para discutir detalhes das obras de implantação do Corredor Metropolitano Itapevi-Butantã, empreendimento do Governo do Estado que será implantado pelo EMTU em parceria com o município.

O encontro do prefeito Jaci Tadeu (PV) e do presidente da EMTU, Joaquim Lopes, foi marcado pelo anúncio da retomada das intervenções na região, que deverá acontecer já no próximo mês de setembro. Dentre os pontos discutidos destaca-se a possibilidade de implantação de alças no viaduto José dos Santos Novaes, região central de Itapevi, a ser realizado pela Prefeitura. Segundo o prefeito Jaci, “ a ideia não consta do projeto inicial da EMTU, mas trata-se de uma necessidade do trânsito do município. Por essa razão, gostaríamos que fossem adaptadas ao projeto essas intervenções.

O prefeito aproveitou o encontro para apresentar outras intervenções viárias realizadas na cidade, que terão relação direta com o Corredor Metropolitano. Trata-se da abertura de uma avenida que ligará a rodovia Nelson Tranchesi (SP-29) ao Jardim Vitápolis, e da canalização do rio Barueri-Mirim, no mesmo bairro.

Corredor Itapevi-Cotia

Itapevi-tera-corredores-metropolitanos1

Durante a reunião, o presidente da EMTU anunciou outra intervenção viária de grande porte no município. “Nos próximos dias, será iniciado o processo de licitação para o projeto executivo do Corredor Itapevi-Cotia, que ligará as duas cidades, contribuindo para melhorias no trânsito da região”, afirmou Lopes. Segundo o gestor, após os trâmites burocráticos, as obras deverão ser iniciadas no final do primeiro semestre, do próximo ano.

As futuras obras também devem implicar em grandes intervenções por parte da administração municipal. O prefeito Jaci Tadeu adiantou que está em tratativas de ações para alargamento do trecho final da avenida Feres Nacif Chaluppe e da praça Fioravante Belli, na região da Cohab, visando desafogar o trânsito local. O trecho também será parte do futuro Corredor Itapevi-Cotia.

Com vai ser?

Concretiza a ligação perimetral entre os municípios de Itapevi e Cotia pela estrada de Roselândia, ligando a Rodovia Raposo Tavares ao futuro Corredor Metropolitano Itapevi- São Paulo (Butantã). Está prevista a construção do Terminal Engenheiro Cardoso  e readequação do Terminal Cotia,  inseridos nas Áreas 1 e 2 de concessão da EMTU/SP. Também terá integração com a Linha 8-Diamante da CPTM em Itapevi.

Estágio Atual:

Projeto Funcional concluído.

Previsão de Início das obras:  2014

Previsão de Conclusão das obras: 2015

Dados Gerais:

Extensão total de 9,4 Km

Demanda diária prevista: cerca de 68 mil usuários

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Itapevi

Secretaria Estadual de Comunicação

Partido Verde – São Paulo