Henrique Magalhães Teixeira, vice-prefeito de Campinas, filia-se ao PV

O Partido Verde segue se fortalecendo e recebendo novas lideranças políticas comprometidas com seus ideais de defesa do meio ambiente, sustentabilidade, pluralidade e eficiência administrativa. O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães, oficializou sua filiação ao PV no dia 3 de abril, dentro do prazo legal de mudança partidária. A novidade foi anunciada durante entrevisa coletiva por videoconferência para a imprensa na segunda-feira, dia 6 de abril.

O presidente do PV de Campinas, que também é secretário municipal do Verde e pré-candidato a prefeito da cidade, Rogério Menezes, fez o anúncio e propôs uma série ações, como a busca de convergência sobre propostas para o futuro da cidade, abertos para as entidades representativas e outras pré candidaturas com a visão de união em um momento de epidemia tão difícil como o atual.

Menezes destacou a importância da filiação de Henrique Magalhães Teixeira, “um líder jovem, de caráter, transparente, sério, parceiro nos projetos e ações de sustentabilidade da Secretaria do Verde”. Um exemplo foi sua atuação na viabilização da área para o novo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal junto ao Ministério da Agricultura.

Rogério Menezes frisou ainda a “materialização de 9 em 9 pontos (100%) do acordo do PV relativo ao apoio no segundo turno na 1ª eleição de Jonas Donizette em 2012”. Segundo ele, a sociedade “clama por um debate republicano e democrático de agenda programática, mostrando que o momento de epidemia exige unidade, convergência e tranquilidade”.

Para Henrique Teixeira, a situação do Coronavírus força a Administração a se adaptar a uma nova realidade, será um divisor de águas, que nos rever planos e projetos para o futuro. Para ele, todo o foco deve estar no combate à epidemia, sendo a filiação uma mera formalidade, por conta do prazo da legislação eleitoral, que terminou no dia 4 de abril.

 

Entrevista coletiva concedida após a filiação

 

            Reinaldo Canto, da Envolverde e Carta Capital: Sobre a trajetória do Henrique em Campinas e motivo de ingressar ao PV.

Henrique Magalhães Teixeira: Desde o primeiro dia de governo houve uma afinidade grande entre a agenda proposta pelo Rogério Menezes e um aprendizado com a equipe da Secretaria do Verde nos temas da sustentabilidade.

Tereza Costa (Correio Popular): O que o levou a sair do PSB?

Henrique Magalhães Teixeira: Interesse pela agenda da sustentabilidade. O Rogério Menezes e o PV tem olhar programático e dá importância para a questão do conteúdo de forma diferenciada, primando pela qualidade e com vistas às adaptações ao que acontece na sociedade e no município.

 

Tereza Costa (Correio Popular): Vai se candidatar a vereador?

Henrique Magalhães Teixeira: O menos importante é abordar candidaturas nesse período, mas antes da pessoa/personagem, é preciso construir a plataforma e o conteúdo programático muito bem dialogado com a sociedade.

 

            Tereza Costa (Correio Popular): Você não teria esse espaço no PSB?

Henrique Magalhães Teixeira: A questão não é essa. A pandemia do Coronavírus nos faz rever prioridades e visões. Nos faz olhar adiante e a partir do contexto juntar pessoas, propor algo claro e de qualidade para o futuro do Município. O “personagem” para representar o PV na campanha a prefeitura pode ficar pra mais adiante.

 

            Maraísa Ribeiro: Em que medida se pode ter esperança de que alguma coisa mude em termos ambientais e que os políticos e órgãos ligados ao meio ambiente possam ter voz?

Rogério Menezes: O momento é delicado na situação das políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. Os ministros das últimas quatro décadas podiam avançar, um pouco mais, um pouco menos, mas todos na linha da política nacional de meio ambiente preconizada pelo professor Paulo Nogueira Neto. Agora estamos com um governo frontalmente contrário a políticas ambientais. Mas hoje o meio ambiente está na pauta nacional e internacional, esse é o lado positivo.

 

Henrique Magalhães Teixeira: As pessoas estão entendendo o momento histórico em que estamos vivendo. Nesses momentos, podemos pensar em como se reinventar, como levar maior benefício a sociedade a partir do nosso trabalho e da nossa convivência.

 

            Reinaldo Canto: Que oportunidades podem ser colocadas em prática para as questões socioambientais? (mudanças de hábito, desenvolvimento transformador)

Henrique Magalhães Teixeira: Os temas são variados. Segundo uma avaliação as pessoas estão produzindo 20% a mais que presencialmente. Elas estão gastando menos combustível, podendo amadurecer no relacionamento familiar. Podemos ter esse momento como um laboratório e ver que nos levou a fazer melhor do que faziamos antes.

 

            Dantas, da Rádio TOP FM: Elogia a decisão por “tomada de consciência” e não por conchavos e fisiologismos. Seria esse o caminho?

Henrique Magalhães Teixeira: Hoje temos consciência global de humanidade: todos estamos ligados e vulneráveis a problemas globais. A ampliação da consciência será o melhor caminho.

 

            Dantas, da Rádio TOP FM: As pessoas acordaram para a solidariedade? Elogia a forma da entrevista tecnológica, que economiza tempo, stress e recursos ambientais.

Henrique Magalhães Teixeira: Complementa que a tecnologia vai ser usada cada vez mais de forma inteligente, criando, inclusive maior objetividade.

 

Rogério Menezes: O olhar para a cidade precisa pensar em novos ciclos de prosperidade econômica, destacando o desafio da inclusão e melhoria social de cerca de cerca de 25% dos campineiros. Um exemplo é a regularização fundiária, esperada por mais de 240 mil pessoas.

 

Dantas, da Rádio TOP FM: Haverá mudança no tratamento com o prefeito uma vez que deixa o PSB e vai para o PV, que tem pretensão de um vôo “solo”?

Henrique Magalhães Teixeira: O Jonas me apoiou e entendeu as minhas motivações. Esse governo faz parte da nossa biografia e temos que contribuir para a harmonia do ambiente político, porque traz mais resultados a cidade.

 

            Dantes, da TOP FM, pergunta para Rogério Menezes: Quais os planos para o futuro?

Rogério Menezes: Há 2 trabalhos remotos em curso: Na Secretaria do Verde de Campinas, parcialmente em trabalho à distância, e na promulgação de leis importantes para a gestão ambiental (ex: PL do Clima). E na atuação política no PV com candidatos a vereadores, em grupos fechados por videoconferências.

 

Que se espalhe o vírus da solidariedade e o amor!

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias