Fundação Verde discute Políticas Públicas para Sustentabilidade

Por: José Paulo Toffano

Fundacao-Verde-discute-Politicas-Publicas-para-SustentabilidadeA Fundação Verde Herbert Daniel (Fvhd) promoveu no sábado, 25 de maio, um seminário no O Compadre, em Porto Velho, discutindo políticas públicas para a sustentabilidade.

Seminário teve como palestrantes o jornalista José Paulo Toffano, diretor técnico da Fvhd; o gestor ambiental André Fraga, subsecretário da Cidade Sustentável de Salvador (BA); e a professora Célia Sacramento, vice-prefeita de Salvador (BA). Duas centenas de pessoas estiveram presentes no evento.

Aires Mota, coordenador do evento e Lindomar Garçom, ex-deputado federal, deram as boas vindas aos presentes e ressaltaram a presença da Fundação Verde no estado: “Este é o terceiro evento que a Fundação Verde Herbert Daniel traz para Rondônia, valorizando o nosso estado”, disse Mota.

Toffano abriu o seminário, discutindo soluções de mobilidade urbana com os presentes. “Mobilidade exige diversidade”, enfatizou o jornalista, criticando o modelo brasileiro que dá total ênfase aos automóveis. Toffano pautou sua palestra com imagens, trabalhando a interação com o público. Finalizou realçando a importância de calçadas sem obstáculos como incentivo ao pedestrianismo.

add1

Fraga foi o segundo a falar. Ele destacou a implantação e os trabalhos da Secretaria Cidade Sustentável de Salvador. Falou das dificuldades que se encontra para implantação de uma secretaria inovadora. “O trabalho da secretaria é transversal, e necessariamente dialoga com todas as outras”, disse o gestor ambiental. Apontou alguns dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria e acredita que os resultados já começarão a aparecer nos próximos meses.

Sacramento fechou o seminário com um tema bastante pertinente: Políticas Públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher. Ela criticou as delegacias que, muitas vezes, tentam colocar panos quentes quando a mulher quer denunciar o companheiro. “Pedem para tomar uma água, acalmar. Se não for no calor do ato, a maioria das mulheres desiste da denúncia”, salientou a professora. Ela acredita que é necessário a denúncia, senão a violência tende a se agravar, podendo chegar até a consequências fatais. No final os presentes receberam certificado de participação.

Fundacao-Verde-discute-Politicas-Publicas-para-Sustentabilidade2

Os projetos da Fvhd terão continuidade de 3 a 7 de junho, com a coleta de dados de Santana de Ipanema (AL) para produção de diagnóstico coletivo – PROJETO DE PESQUISA, DIAGNÓSTICO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS VERDES; 6 de junho, palestra com Fernando Gabeira, em Betim (MG) – PROJETO SEMINÁRIOS REGIONAIS, 8 de junho, atividades de rua em Dourados (MS) e em Miguelópolis (SP) – PROJETO PAPO VERDE.

Fonte: Fundação Verde Herbert Daniel

Secretaria Estadual de Comunicação

Partido Verde – São Paulo

 

 

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias