Frente pró parlamentarismo vai se reunir na ALESP

Frente pró parlamentarismo vai se reunir na ALESP
A Frente Parlamentar “Franco Montoro” em apoio ao Parlamentarismo, criada pela ato 76/2016, vai se reunir no próximo dia 27 de abril na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A situação crítica pela qual passa a atual conjuntura politica nacional, somada ao desgaste do sistema presidencialista de coalizão, abrem janelas para que sejam discutidas outras formas e sistemas de Governo que atendam aos anseios da sociedade.

O Parlamentarismo como sistema de governo democrático, defendido estatutariamente pelo Partido Verde, será o tema central da reunião da Frente Parlamentarista que conta em sua formação com 28 deputados estaduais. Do Partido Verde são membros os deputados Edson Giriboni, Roberto Tripoli e Padre Afonso Lobato.

Uma das vantagens do sistema parlamentarista sobre o presidencialista é que o primeiro é mais flexível. Em caso de crise política, por exemplo, o primeiro-ministro, que comando o governo, pode ser trocado com rapidez e o próprio parlamento pode ser destituído. Já no presidencialismo, o presidente cumpre seu mandato até o fim, mesmo havendo crises políticas severas. Neste sentido, para o líder do Partido Verde na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Edson Giriboni, ”o parlamentarismo fortalece a democracia e faz com que o parlamentar tenha maior responsabilidade no curso de seu mandato, possibilitando um ajuste no andamento do governo, com menos trauma do que ocorre no sistema presidencialismo”.

Além dos parlamentares, como forma de apoio, também se farão presentes membros da direção nacional do Partido Verde comprometidos especificamente com a causa, dentre eles, Eduardo Jorge já confirmou sua presença.

Os trabalhos da Frente Parlamentarista serão conduzidos pelo seu atual presidente e precursor, deputado Davi Zaia (PPS), tendo início as 16:00h, no Auditório Franco Montoro, localizado no andar monumental, nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na ocasião, no Café São Paulo, também será aberta a Exposição Franco Montoro, patrocinada pelo Memorial da América Latina, que abordará a trajetória política do ex-governador de São Paulo e a sua participação incisiva nos episódios mais importantes da história do país.

Serviços

Frente Parlamentar “Franco Montoro” em apoio ao Parlamentarismo
Dia 27/04/2017
Horário: 16:00h
Local: Auditório Franco Montoro (Andar Monumental da ALESP)

Exposição Franco Montoro
Café São Paulo (nas dependências da ALESP)
A partir do dia 27/04/2017

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde –São Paulo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias