Federação de Partidos Verdes das Américas elege nova direção

federacao de partidos verdes das americas elege nova direcao

Foi realizado nos últimos dias, em Punta Cana, na República Dominicana. a XVI Assembleia Anual da Federação de Partidos Verdes das Américas, com representantes de 10 países (8 membros plenos e 2 observadores) das três Américas. A Assembleia marcou a eleição da nova direção da FPVA e a realização do I Congresso de Jovens Verdes das Américas.

Encerrando dois anos à frente da co-presidência executiva, o PV Brasil, representado pelo Secretário de Relações Internacionais da Executiva Nacional, Fabiano Carnevale, apresentou o avanço institucional da FPVA durante a gestão, principalmente no aprimoramento das relações com a Global Greens, organização mundial dos partidos verdes.

Numa das principais partes do evento, a direcão da FPVA aprovou uma mudança estatutária, que ampliou a representatividade do Comitê Executivo e restabeleceu a reeleição de co-presidentes.

Durante o processo eleitoral, Brasil e México mantiveram suas cadeiras na co-presidência e Carlos Ramón Gonzalez, do Partido Alianza Verde da Colômbia, foi eleito co-presidente executivo. Fabiano Carnevale foi reconduzido para o comitê executivo com sete (7) dos oitos (8) votos dos países-membros, mantendo assim o assento do PV Brasil na Coordenação da Global Greens. Pelo México foi eleito Leonardo Alvarez. As 3 vice-presidências eleitas foram Manuel Manotas (Colômbia), Paty Maldonado (México) e Matilde Baján (Guatemala). Os demais membros do comitê executivo eleitos foram Alfredo Lascoutx (Secretário-geral, Canadá) e Sanda Everett (Secretária de Finanças, EUA). As candidaturas de Carlos Ramón, de Paty Maldonado, Matilde Baján e Alfredo Lascoutx foram apresentadas e defendidas pelo Brasil. Julia Duprée, membro da Executiva Nacional do Partido Verde, foi eleita por unanimidade a primeira Secretária das Mulheres das Américas.

federacao de partidos verdes das americas elege nova direcao02

Ampliando as vitórias e demonstrando a influência dos verdes brasileiros nas arenas internacionais, Mariana Perin (Secretária Nacional da Juventude) foi eleita uma das 4 co-presidentes dos Jovens Verdes das Américas e representante frente a Global Young Greens. A nova co-presidente executiva dos Jovens será Maria Isabel Moreno, a deputada mais jovem da Colômbia. As demais co-presidências juvenis estarão com Felipe Posado (Canadá) e Luis Mariano (Venezuela).

federacao de partidos verdes das americas elege nova direcao03

Um momento histórico para os verdes brasileiros, assim está sendo vista essa XVI Assembleia Anual da FPVA:

“A principal conquista foi a articulação encabeçada pelo Brasil de consolidar as posições dos quarto (4) grandes partidos das Américas: Brasil, México, Colômbia e Canadá. Isso irá fortalecer a FPVA como instituição política frente à Global Greens, bem como reforçará os processos de construção dos partidos verdes de menor expressão nas Américas. E era fundamental garantir esse espaço de destaque para o “Alianza Verde da Colômbia”, o melhor exemplo de um partido verde que sabe dosar ideologia e pragmatismo, conquistando resultados eleitorais impressionantes e inspiradores para os demais partidos da região” disse Carnevale.

Além de Fabiano, Julia e Mariana, a delegação do PV Brasil foi composta também pela secretária nacional de organização, Carla Piranda (delegada frente à Assembleia), além de Victoria Xavier e Thiago Santana (delegados no Congresso dos Jovens).

Durante a Assembleia foi aprovada a Carta de Punta Cana, que entre outros temas, conta com um contundente repúdio à tragédia no Rio Doce:

“Nós, Verdes das Américas, expressamos nosso repúdio a tragédia ambiental sem precedentes ocorrida no Brasil pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, subsidiária da maior companhia mineradora do país, a multinacional Vale. A tragédia, até agora, custou vidas humanas e destruiu todas as formas de vida de um dos rios mais importantes do país: o Rio Doce. Condenamos o descaso e irresponsabilidade das empresas envolvidas, a ausência de um plano de evacuação e de redução dos danos num momento de crise. O que vimos foi a inação dos responsáveis em promover ajuda para as populações afetadas e em evitar a morte da biodiversidade na região.”

A Federação de Partido Verdes das Américas (FPVA) teve seus estatutos aprovados na 1ª assembleia que aconteceu no Brasil, na cidade de Ilhabela (SP), em março de 1998. Seu primeiro presidente executivo foi o mexicano Jorge Gonzalez Torres. As assembleias são realizadas anualmente, desde 2001. No Brasil, a última aconteceu na cidade de Natal, em dezembro de 2011. Além do PV brasileiro, são membros da FPVA os partidos verdes da Argentina, Bolívia, Canada, Chile, Colômbia, Estados Unidos, República Dominicana, México, Peru e Venezuela, além da Guatemala e Nicarágua, que ainda participam como observadores.

Fonte: Secretaria Nacional de Relações Parlamentares – PV Brasil

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo

 

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »