Energia Solar: Penna sugere inclusão no Plano Plurianual do Governo

22 07 pt2

O deputado Penna (PV-SP) requereu ao Presidente da Câmara o encaminhamento de indicação à Secretaria Geral da Presidência da República sugerindo a inclusão, no Plano Plurianual do Governo Federal, da aquisição e instalação de sistemas de geração de energia elétrica solar fotovoltaica em prédios públicos e em sistemas de irrigação.

A sugestão ocorre diante do desafio enfrentado pelo País, de continuar crescendo enquanto reduz suas emissões de gases de efeito estufa, de forma a combater o aquecimento global. A COP21, Conferência das Partes das Nações Unidas para o Clima, a ser realizada em Paris entre novembro e dezembro deste ano, deverá resultar em um acordo dos países membros, estabelecendo compromissos com metas de redução das emissões.

Penna chama a atenção para o crescimento das emissões do setor de energia no cenário nacional. “Esse cenário, contudo, poderia ser diferente. A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia em ascensão em todo o mundo: passando dos 5GW de capacidade instalada em 2005 para quase 200 ao final de 2014. Em 2012, foi a fonte que mais recebeu investimentos no mundo (1,5 bilhões de dólares). O Brasil, apesar de ser um dos países com maior índice de irradiação solar, ainda faz pouco uso do Sol para gerar parte da eletricidade de que tanto precisa para atender à população e garantir seu crescimento econômico”, argumenta.

A instalação de sistemas fotovoltaicos em prédios públicos, além de reduzir as emissões, consistiria em economia de recursos. Também funcionaria como exemplo e incentivo aos cidadãos, que poderiam utilizar a fonte solar em suas residências. Quanto aos sistemas de irrigação, Penna vê a utilização da energia solar como opção economicamente competitiva para os pequenos produtores rurais, sobretudo aqueles que vivem em áreas remotas, aonde a energia elétrica chega com dificuldade e a altos custos.

Fonte: AsCom Gabinete do do Dep. Penna

Secretaria Estadual de Comunicação

Partido Verde – São Paulo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »