Dirigente do PV Brasil presidirá reunião da Federação de Partidos Verdes das Américas

Dirigente do PV Brasil presidira reuniao da Federação de Partidos Verdes das Americas
Começa nesta semana, mais uma Assembleia Anual da Federação de Partidos Verdes das Américas, organização que reúne 10 partidos verdes do continente. Esse ano, o PASOVE (Partido Socialista Verde) da República Dominicana será o anfitrião das delegações verdes internacionais. Juntamente, será realizado o I Congresso dos Jovens Verdes das Américas.

A Assembleia marcará o fim da atual gestão, presidida pelo PV Brasil, representado por Fabiano Carnevale (PV-RJ), Secretário de Relações Internacionais da Executiva Nacional.

Nos últimos dois anos a co-presidência executiva recolocou os verdes das Américas no cenário internacional, com uma atuação incisiva dentro da Global Greens. Pela primeira vez na história, a Global Greens fechou o apoio incondicional ao candidato presidencial do PV brasileiro, Eduardo Jorge, sem qualquer ingerência na posição nacional no segundo turno, como havia ocorrido em 2006 e 2010 e se solidarizou com as posições dos verdes do México e Venezuela, em assuntos locais.

Nesses dois últimos anos, o PV Brasil voltou a ser protagonista nas arenas internacionais ecologistas, aprofundando um intenso diálogo com os verdes europeus e africanos, além de reconquistar a posição de principal partido verde das Américas.

Na Assembleia desse ano, o Brasil estará representado pela mesma delegação da última Assembleia em Lima, por Carla Piranda (Secretária Nacional de Organização) e Julia Duppré, além da delegação juvenil composta por Mariana Perin (Secretária Nacional de Juventude), Victoria Xavier e Thiago Santana.

A Federação de Partido Verdes das Américas (FPVA) teve seus estatutos aprovados na 1ª assembleia que aconteceu no Brasil, na cidade de Ilhabela (SP), em março de 1998. Seu primeiro presidente executivo foi o mexicano Jorge Gonzalez Torres. As assembleias são realizadas anualmente, desde 2001. No Brasil, a última aconteceu na cidade de Natal, em dezembro de 2011.

Além do PV Brasil, são membros da FPVA os partidos verdes da Argentina, Bolívia, Canada, Chile, Colômbia, Estados Unidos, República Dominicana, México, Peru e Venezuela, além da Guatemala e Nicarágua, que ainda participam como observadores.

Fonte: Secretaria de Relações Internacionais – PV Brasil
Secretaria Estadual de Comunicacão
Partido Verde – São Paulo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias