No domingo ultimo domingo (25), em Carapicuiba, o deputado estadual Marcos Neves (PV-SP) realizou o evento de lançamento de seu mais novo Projeto de Lei (642/2014), que visa estabelecer condições para incentivar a preservação e recuperação das nascentes de água no Estado de São Paulo.
A acontecimento contou a presença de vários dirigentes, prefeitos e vereadores do PV e lotou o auditório da Expo Oeste, que foi aberto ao publico.
O Eventou contou com uma palestra do dirigente estadual, Walter Tesch, técnico ambientalista e coordenador do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
Marco Neves acredita que o Projeto se espalhe. “A questão da água afeta a todos, por isso, vamos esclarecer a importância da conservação e recuperação das nascentes e como cada um pode fazer a sua parte”, salientou.
Vale ressaltar que, em Extrema (MG), existe a Lei nº 2.100/2005 que autoriza o executivo a prestar apoio financeiro aos proprietários rurais e é considerada referência para o Brasil quando o assunto é gerenciamento de recursos hídricos.
De acordo com a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), no último dia 15, o nível de água no Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo, chegou a 8,2% da capacidade de abastecimento. Diante da gravidade da situação, é necessário incentivar a conservação das localidades que possuem recursos hídricos. “Precisamos agir e lembrar que não há mananciais apenas no interior. Visitei nascentes em Carapicuíba, Jandira, Cotia, entre outras cidades da Grande São Paulo. É extremamente importante preservar e recuperar essas águas”, afirmou o deputado Marcos Neves.
Fonte: Ascom Gabinete Dep. Marcos Neves
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo