Coleta Seletiva de Lâmpadas em Vinhedo

Coleta-Seletiva-de-Lampadas-em-VinhedoA Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, enviou para reciclagem milhares de lâmpadas fluorescentes entregues pelos moradores e estabelecimentos comerciais na sua Central de Triagem da Coleta Seletiva.

“O descarte de lâmpadas deve ser feito sempre corretamente para a separação de materiais tóxicos nelas contido, como o mercúrio, para evitar que cheguem ao solo e rios”, afirma o Prefeito Jaime Cruz (PV).

Os processos de descontaminação e reciclagem das lâmpadas variam de acordo com o modelo do produto. Basicamente, separam-se os terminais (componentes de alumínio, soquetes plásticos, e estruturas metálicas/eletrônicas), o vidro (em forma de tubo, cilindro ou outro formato), o pó fosfórico (pó branco contido no interior da lâmpada) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar. Todos os processos ocorrem por meio de equipamentos instalados sob condições especiais e em ambiente controlado, para que não haja fuga de vapores, e a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos. Posteriormente, os principais subprodutos (alumínio, vidro, soquetes, pó e mercúrio) podem ser reaproveitados.

Município Verde Azul

Pela quinta vez consecutiva Vinhedo conquistou o título Município Verde Azul concedido pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades que desenvolvem ações de destaque com a finalidade de promover a recuperação e preservação ambiental.

Uma destas ações é o descarte correto de materiais que causam dados ao meio ambiente e à saúde pública. Além do descarte de lâmpadas, este ano já foram descartados corretamente 5,2 mil pneus entregues pelos moradores.

Fonte: Ascom Prefeitura de Vinhedo
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo