Chico Sardelli anuncia unidade oncológica em Americana

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta sexta-feira (24), que o município passará a contar com uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) numa área do prédio anexo do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi (HM). A unidade também será referência para os municípios de Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, com a demanda regulada pela Secretaria Estadual da Saúde. A unidade será viabilizada por meio de convênio com o Estado, que irá disponibilizar o montante de R$ 5.547.447,00 ao ano. A destinação da verba foi intermediada pelo deputado federal, Vanderlei Macris, junto ao governo estadual.

A Unacon terá oito poltronas para quimioterapia e dois leitos para infusão, cirurgias oncológicas nas especialidades de mastologia, ginecologia, urologia, aparelho digestivo além de ambulatório, suporte diagnóstico e toda estrutura necessária para tratamento dos pacientes oncológicos. A estimativa é de que sejam realizados 5.300 procedimentos e 650 cirurgias, anualmente, cumprindo dessa forma os parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, o município terá o prazo de 90 dias, após a assinatura do convênio, para iniciar as atividades no local. Com isso, o município irá gradativamente reduzir a quantidade de pacientes que precisam se deslocar a outras cidades para fazer o tratamento.

O secretário explicou que inicialmente o atendimento dará prioridade aos pacientes que aguardam na fila, sendo estendido posteriormente aos novos casos. Os pacientes que estão em tratamento nos outros municípios serão avaliados pelo serviço de regulação da DRS-7 (Departamento Regional de Saúde de Campinas), para posterior inserção na nova unidade. Segundo o secretário, essa transição pode levar alguns meses e depende de avaliação médica, “porque geralmente o tratamento termina onde teve início”, explicou Danilo.

Atualmente Americana transposta mais de 200 pacientes para tratamento do câncer em outras localidades, sendo na maioria para Barretos, Jaú, São Paulo, Campinas e Bragança Paulista.

Chico Sardelli ressaltou a importância de uma unidade desse porte no município, o que irá trazer mais comodidade aos moradores que precisam ser submetidos a tratamento oncológico. “Um dia importante e histórico para Americana, são conquista que vão acontecendo na vida e na saúde pública da cidade (…) eu espero que ninguém precise [do tratamento oncológico], mas aqueles que precisarem passam a ter essa comodidade”, destacou.

O deputado federal, Vanderlei Macris elencou a unidade como uma importante conquista para Americana, o que irá dar mais dignidade às pessoas que precisam desse tipo de assistência. “Hoje Americana conquista mais um passo importante, porque é uma conquista que fala de perto a tantas famílias que precisam de um atendimento oncológico mais adequado, de maior dignidade, que tem a presença do poder público claramente na direção de atender a essas demandas, que são muito difíceis para as famílias”, disse.

Danilo destacou que a unidade representa um marco na saúde pública local, e que os serviços irão reduzir os desconfortos que, tanto os pacientes quanto os acompanhantes, atualmente têm para o seu tratamento. “Nós vamos pensar na linha de cuidado do paciente oncológico, desde o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e, infelizmente, mesmo àqueles que forem a óbito, mas que a gente tenha condições de ter o cuidado paliativo para respeitar a dignidade da pessoa humana, seja na vida ou na hora da morte; esta é a nossa missão”, finalizou o secretário.

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias