Blogueira cubana, jornalista Yoani Sánchez é recebida na Câmara dos Deputados

foto editada 597 Foto Pedro Ladeira1

A ativista cubana Yoani Sánchez esteve, nesta quarta-feira (20), em debate na Câmara dos Deputados. A ativista disse que sonha com o dia em que haverá liberdade de expressão em Cuba. Autora do blog Generación Y, de críticas ao regime cubano, Yoani comentou que não esperava que sua página na internet, com textos sobre sua família e seus conterrâneos, resultasse em vigilância policial e na impossibilidade de sair de seu país.

Yoani Sánchez está no Brasil desde segunda-feira e ficará até sábado (23), quando seguirá por mais nove países. Esta é a primeira vez que ela deixa Cuba, depois de seis anos à espera de um visto, obtido depois da reforma migratória implantada na ilha em janeiro deste ano.

Segundo Yoani, a viagem se viabilizou com a ajuda de blogueiros e da Anistia Internacional. “Estou aqui graças à solidariedade de muitas pessoas pequenas como eu”, disse a ativista.

“Cuba não é uma ideologia. Cuba é plural, diversa, com muitas cores. Lutamos para que, nessa Cuba plural, as pessoas se manifestem. O Parlamento do meu país nunca disse não a uma lei, nunca viu um debate como aqui, em que há diferentes opiniões”, disse Yoani.

A ativista participou de uma reunião na Câmara dos Deputados. Na ocasião, foi exibido o documentário “Conexão Cuba-Honduras”, do cineasta brasileiro Dado Galvão. O filme trata das restrições à liberdade de expressão em diferentes países e tem Yoani Sánchez como entrevistada. Um trecho de 11 minutos deveria ter sido exibido na Bahia na segunda-feira (18), mas a apresentação foi suspensa devido a manifestações de simpatizantes do regime dos irmãos Raúl e Fidel Castro.

De acordo com Roberto de Lucena: “Yoani Sánchez é uma voz em defesa das minorias em Cuba, que fala em nome dos cubanos mantidos em prisões ou cotidianamente submetidos ao calvário de arbitrariedades do regime de Fidel Castro”, argumentou.

Roberto de Lucena faz parte da Comissão de Direitos Humanos e minorias da Câmara dos Deputados.

Foto: Pedro Ladeira

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »