Bancada do PV pede aprovação de propostas ambientais

Bancada-do-PV-pede-aprovacao-de-propostas-ambientais

A bancada do Partido Verde encaminhou aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados a relação das proposições que os verdes gostariam que fossem apreciadas pelo Congresso Nacional. Todas já possuem parecer favorável no âmbito das comissões, encontrando-se, portanto, aptas a serem incluídas na ordem do dia das respectivas Casas Legislativas.

Nesta semana, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, há a expectativa de duas importantes preposições serem apreciadas pelo Plenário da Câmara: a proposta de emenda constitucional que institui o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Semiárido e prevê suas fontes de recursos (PEC 57-B/99); e o substitutivo do deputado Penna (PV-SP) ao PL 2447/07, que institui a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Ambas as propostas vêm sendo reiteradamente pautadas pelo presidente da Câmara, e agora a bancada espera que as matérias ganhem, finalmente, prioridade entre os parlamentares e sejam aprovadas pelo Plenário da Casa.

De acordo com bancada do PV, a aprovação da PEC 57-B/99 preencherá uma grande lacuna deixada pelos constituintes de 1988, que se esqueceram de oferecer à região do semiárido uma fonte permanente de receitas para alavancar seu desenvolvimento. Sendo aprovada, 2% dos impostos arrecadados pela União irão constituir esse fundo, cujos recursos serão repassados aos estados e municípios afetados sistematicamente pela seca.

Já o substitutivo do deputado Penna ao PL 2447/07, que teve como embrião o Projeto de Lei 327/07, do ex-deputado Edson Duarte (PV-BA), busca, entre outras coisas, prevenir e combater a desertificação e recuperar as áreas afetadas, e apoiar o desenvolvimento sustentável nessas áreas; instituir mecanismos de proteção, conservação e recuperação de mananciais, vegetações e solos degradados; e integrar a gestão de recursos hídricos com as ações de prevenção e combate à desertificação.

Relação das propostas ambientais que os verdes querem ver pautadas:

PEC do Cerrado e Caatinga (PEC 115/95)

Fundo para Revitalização do Rio São Francisco (PEC 524/12)

Fundo de Participação dos Estados para Terras Indígenas e Unidades de Conservação (PLP 351/02)

Incentivos Fiscais para Projetos Ambientais (PL 5974/05)

Construção Ecológica (PL 34/07)

Compensação Ambiental (PL 2915/08)

Internalização dos Custos Ambientais pelo Empreendedor na Geração de Energia Elétrica (PL 2916/08)

Inclusão dos Impactos Ambientais como Diretriz para o SNUC (PL 2917/08)

Dia Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (PLC 6/08)

Inclusão da Caatinga entre os Ecossistemas que Constituem Patrimônio Nacional (PEC32/08)

Altera Lista de Biomas Brasileiros conforme Classifcação do IBAMA (PEC 5/09)

Fonte: Renata Leite – Assessora de Imprensa Liderança do Partido Verde na Câmara dos Deputados

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias