Bancada do PV na Câmara lança Frente Parlamentarista

22 07 pt3

O deputado Penna (PV/SP) lançou nesta quinta-feira, 16, na Câmara dos Deputados em Brasília, a Frente Parlamentar Franco Montoro em Defesa do Parlamentarismo no Brasil. Durante o evento, os verdes destacaram que o Parlamentarismo não é um tema novo defendido pelo Partido Verde, o debate vem se fortalecendo desde sua fundação e em 2014 foi apresentado à sociedade no programa do candidato do partido à presidência da república, Eduardo Jorge.

“Chegou a hora de discutir com profundidade esse tema. É preciso retomar a reflexão acerca do Parlamentarismo como uma forma de combater os males que o sistema presidencialista tem causado à sociedade brasileira”, disse o Presidente Nacional do PV, que coordenará os trabalhos da Frente.

O líder da bancada, deputado Sarney Filho (PV/MA) ressaltou que esta é uma luta de longo prazo, um projeto para o futuro, e não uma ação política para desestabilizar governos. “Não é uma bandeira oportunista voltada para resolver a crise atual. Entendemos que é uma forma de governo mais adequada para o Brasil. Acho que mais uma vez o PV sai na frente, com ideias modernas, contemporâneas, com soluções às crises futuras”.

Na mesma linha destacou o autor da PEC 20/95, que propõe a implantação do sistema de governo no Brasil, o ex-deputado Eduardo Jorge (PV) “a proposta do PV não tem a ver com essas políticas conjunturais, é uma solução a longo prazo de aperfeiçoamento institucional. Defendemos o parlamentarismo porque é o passo mais avançado na governança democrática da história da humanidade”.

A Frente Parlamentar Franco Montoro em Defesa do Parlamentarismo foi criada no final de junho e conta com adesão de 225 parlamentares entre deputados e senadores. Tem por objetivo acompanhar as atividades do Congresso Nacional relacionadas ao tema e atuar conjuntamente com a sociedade civil no apoio a políticas públicas, programas e ações governamentais e não governamentais que visem a implantação desse sistema de governo no Brasil.

A solenidade contou ainda com a participação dos deputados da bancada do PV, Evandro Gussi (SP) e Dr. Sinval Malheiros (SP), além dos deputados Roberto Freire (PPS/SP), Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE), Carmem Zanoto (PPS/SC), entre outras autoridades que prestigiaram o lançamento da frente.

HOMENAGEM A FRANCO MONTORO (1916 –1999) – O nome de André Franco Montoro foi escolhido porque o tema foi sua principal bandeira política e ideia pela qual militou até a morte. Montoro questionava a centralização política ao defender o parlamentarismo. Para ele, a permanente barganha entre o Poder Executivo e o Legislativo gerava hábitos institucionalizados de corrupção. Montoro acreditava que a adoção do parlamentarismo representaria um passo importante para o aperfeiçoamento da democracia no Brasil.

Fonte: Comunicação Lid/PV

Foto: Paula Laport / Lid PV

Secretaria Estadual de Comunicação

Partido Verde – São Paulo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias