Bacia 10 escolhe seus Coordenadores em Vinhedo

Bacia 10 escolhe seus Coordenadores em Vinhedo

A Bacia 10, que está entre as mais atuantes do PV-SP, se reuniu neste sábado (23) para eleger seu grupo de coordenadores. O processo de escolha obedeceu o método da “meritocracia” sugerido pela direção estadual. Só os diretórios das cidades em que foram sufragados mais de 3% dos votos para o PV, para o cargo de deputado federal, puderam indicar membros para fazer parte dos trabalhos de coordenação, visando as eleições de 2016.

Dirigentes de vinte e quatro (24) cidades, vereadores, secretários de governos municipais e quatro (4) prefeitos estiveram presentes. Além do prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, compareceram os prefeitos Anderson Pereira, de Pinhalzinho, Eduardo Mazzei, de Bom Jesus dos Perdões e Beto Zem, de Morungaba. Também prestigiou a reunião o secretário estadual de comunicação do PV-SP, Claudio Turtelli.

Bacia 10 escolhe seus Coordenadores em Vinhedo2

Os trabalhos, orientados pelos dirigentes estaduais Beto Trícoli e Rogério Menezes, resultaram na escolha de nove coordenadores regionais, sendo eles: Marilda de Moraes (Campo Limpo Paulista), Luis Carlos Rossini (Campinas), Hamilton Lombardi Soares (Indaiatuba), Luis Gonçalves Simões (Itatiba), Eduardo Palhares (Jundiaí), Beto Tricoli (Atibaia), Jose Arnaldo Matheus (Louveira), Jose Henrique Conti (Valinhos) e Simone Bifani (Várzea Paulista). Vale lembrar que, por regra, membros da direção nacional e estadual, deputados federais e estaduais, prefeitos e vice-prefeitos de cidades pertencentes a bacia também são membros (natos) nas coordenadorias regionais. E, por fim, em lista tríplice, os nomes de Beto Trícoli, Luiz Carlos Rossini e Hamilton Lombardi foram indicados pelo coletivo dirigente para o cargo de porta-voz da bacia junto a executiva estadual.

Por decisão da direção estadual, ainda no mês de abril do corrente ano, seis (6) municípios que pertenciam a outras bacias (Amparo, Águas de Lindóia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Socorro e Serra Negra), agora compõem o núcleo de vinte e oito (28) cidades que formam a Bacia 10.

A Coordenadoria Regional da Bacia 10,  já empossada, marcou, para o próximo dia 10 de junho, a sua primeira reunião de trabalho visando a organização dos municípios para o pleito de 2016.


O MAPA DA BACIA 10

Desde abril de 2015, a Coordenação Regional da Bacia 10 passou a ser formada por colégios eleitorais pertencentes a vinte e oito (28) municípios (seis deles incluídos recentemente), banhados pela Bacias hidrográficas do Jundiaí/Atibaia/Jaguari, localizados nas Regiões Bragantina e Metropolitana de Campinas- SP.

O PV NO PODER LOCAL – ELEIÇÕES 2012

Votos majoritários (prefeitos e vice-prefeitos):

Em 2012, a Bacia 10, que ainda contava com apenas 22 municípios, apresentou nove (9) candidaturas ao cargo de prefeito e seis (6) ao cargo de vice-prefeito. Elegeu quatro (4) prefeitos e quatro (4) vice-prefeitos. A porcentagem de votos alcançada para prefeito (3,44%) ficou pouco abaixo da média estadual do Partido Verde (3,70%). Naquelas eleições o PV elegeu:

Prefeitos em: Bom Jesus dos Perdões, Morungaba, Pinhalzinho e Várzea Paulista,
Vice-prefeitos em: Itatiba (desfilado), Jarinú, Valinhos e Vinhedo (tornou-se prefeito).

Votos nas listas proporcionais (vereadores):

Em 2012, o PV apresentou candidatos ao cargo de vereador em todos os 22 municípios da Bacia 10. Só não elegeu vereadores nas cidades de Vinhedo, Vargem, Louveira e Itupeva. Foram 334 candidatos que totalizaram 96.620 votos nominais, de um total de 1.235.162 votos válidos sufragados na bacia. Ou seja, 7,82% dos votos válidos sufragados em todas as cidades pertencentes a bacia.

Dos 129.948 votos de legenda sufragados (por todos os partidos) nas cidades pertencentes a Bacia 10, 8.237 votos (6,34%) foram para o Partido Verde. Portanto, a totalidade de votos válidos (nominal + legenda) conquistados pelo PV na Bacia 10 foi de 104.857 (8,49%), porcentagem acima da média estadual (6,25%) do Partido nas eleições proporcionais de 2012.

Em 2012 o PV elegeu, nos 22 municípios da Bacia 10: 31 vereadores, em 18 municípios que somavam juntos aproximadamente 1,82 milhões de eleitores (95% do eleitorado da bacia 10).

* Os votos e mandatos das cidades de Amparo, Águas de Lindóia, Lindóia, Socorro e Serra Negra, recentemente integradas à Bacia 10, não estão computados neste relatório das eleições 2012.

Desempenho dos candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito eleitos

b1AS CIDADES DE ÁGUAS DE LINDÓIA, AMPARO, LINDÓIA, MONTE ALEGRE DO SUL  SOCORRO E SERRA NEGRA NÃO CONSTAM DESTA TABELA. AS REFERIDAS CIDADES PERTENCIAM A OUTRAS BACIAS EM 2012

Desempenho dos candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito não eleitos

b2AS CIDADES DE ÁGUAS DE LINDÓIA, AMPARO, LINDÓIA, MONTE ALEGRE DO SUL  SOCORRO E SERRA NEGRA NÃO CONSTAM DESTA TABELA. AS REFERIDAS CIDADES PERTENCIAM A OUTRAS BACIAS EM 2012

b3
* SEIS  (6) CIDADES FORAM INCORPARADAS A BACIA 10 EM ABRIL DE 2015      *POPULAÇÃO E ELEITORES: DADOS DE OUTUBRO DE 2012

O PV NA CÂMARA FEDERAL E NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA  – ELEIÇÕES 2014

A representatividade na Câmara Federal

b4Na Bacia 10, os votos válidos do PV para o cargo de dep. federal (52.197) correspondem a 5,46% de todos os votos válidos da legenda no estado (955.373 – 4,55%). Para uma melhor análise sobre o seu desempenho é preciso saber que todos os votos válidos (de todos os partidos) sufragados na Bacia 10 (1.311.697), representam 6,25% dos votos válidos de todo o estado (20.996.012). Foram oito (8) as comissões executivas municipais provisórias que superaram a casa dos 3% de votos, conforme orientação da direção estadual. Nas demais cidades em que os votos do PV ultrapassaram os 3%, não existiam comissões executivas municipais provisórias legalmente em atividade). A Bacia 10 não elegeu deputados estaduais.

b5Gráfico com o desempenho da Bacia 10, em relação as outras bacias, para o cargo de deputado federal

b6
* Nas eleições de 2014, as cidades de Amparo, Aguas de Lindóia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro não faziam parte da Bacia 10, portanto, não formam para os cálculos desta tabela

A representatividade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

b7

Na Bacia 10, os votos válidos do PV para o cargo de dep. estadual (68.537) correspondem a  5,24% de todos os votos válidos da legenda no estado (1.306.750 – 6,31%). Para uma melhor análise sobre o seu desempenho é preciso saber que todos os votos válidos (de todos os partidos) sufragados na Bacia 10 (1.267.188), representam 6,14% dos votos válidos de todo o estado (20.621.703). A Bacia 10 não elegeu deputados estaduais.

b8

Gráfico com o desempenho da Bacia 10, em relação as outras bacias, para o cargo de deputado estadual

b9* Nas eleições de 2014, as cidades de Amparo, Aguas de Lindóia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro não faziam parte da Bacia 10, portanto, não formam para os cálculos desta tabela

Gráficos e Tabelas: Claudio Turtelli
Fotos: Eduardo Gurian
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias