57º congresso de municípios tem início nesta terça-feira

Destaque02 01 04 2013

 

Tema deste ano será Municipalismo: União por Novos Tempos

Entre os dias 2 e 6 de abril, os agentes públicos do Estado de São Paulo estarão reunidos para o 57º Congresso Estadual de Municípios. A abertura do evento deverá contar com a presença do governador Geraldo Alckmin e do vice-governador, Guilherme Afif Domingos, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira, da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, dos presidentes dos Tribunais de Justiça e de Contas do Estado, Ivan Sartori e Antonio Roque Citadini, do presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM), deputado Celso Giglio (PSDB), do prefeito e do presidente da Câmara de Santos, Paulo Alexandre Barbosa e Sadao Nakai. O congresso terá palestras de ministros, secretários de Estado, representantes da Câmara dos Deputados, dos parlamentos estadual e municipal, entre outras autoridades e representantes de instituições de apoio (governo do Estado, Sabesp, CDHU e Fundação Procon), além de patrocinadores do evento, como Caixa, Bradesco e Banco do Brasil, entre outros.

Excelência de Gestões

O tema deste ano será Municipalismo: União por Novos Tempos, que vai promover a discussão sobre as principais questões que afetam diretamente o dia a dia dos municípios do interior do Estado. “Como se sabe, as principais demandas da população passam pelo município, mas, infelizmente, o modelo brasileiro extremamente centralizador no que se refere à arrecadação e políticas econômicas não permite aos administradores municipais atender e, em muitos casos, sequer decidir sobre aspectos importantes para seu desenvolvimento. Até mesmo na política urbanística, as cidades não fazem outra coisa senão perder sua autonomia”, lembra Celso Giglio.

Dentre os temas que serão tratados nas palestras estão Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, os deputados Beto Trícoli (PV) e Regina Gonçalves (PV); Brasil sem Fome e São Paulo Solidário, com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo e o secretário do Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia; PAC, com a ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirian Belchior; Educação, com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald e o presidente da FDE, Barjas Negri; além da presença do senador Aécio Neves, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, que tratarão do tema Espaço Democrático.

O objetivo do congresso é aproximar prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das autoridades e técnicos do governo do Estado e da União responsáveis pelas políticas públicas e propor a troca de idéias, informações e experiências que poderão auxiliar e contribuir para a excelência das gestões municipais.

O 57º Congresso Estadual de Municípios será realizado no Mendes Convention Center, no município de Santos.

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias