Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste visita horto de plantas medicinais

Prefeito de Santa Bárbara dOeste visita horto de plantas medicinais

“Muito mais do que a gente semeia na terra é o que a gente semeia em cada uma das crianças, um apreço, um amor pelo meio ambiente, pelas coisas da natureza e funcionalidade que ela traz para nossa vida, e é o que eles levam para sua casa, para seus pais, para suas vidas. Estamos formando uma geração inovadora, muito mais consciente, mais ligada e imbuída de amor à terra e ao próximo”, disse o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV), durante visita nesta quarta-feira (21) ao projeto premiado “Escolas de Plantas Medicinais”, da Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil “Profª Maria Augusta C. Camargo Bilia” (Emefei).

As crianças apresentaram ao prefeito diversas plantas que eles mesmos semearam e cuidaram no Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares “Drª Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães”. Elas explicaram a funcionalidade de cada um delas e depois colheram a pimenta biquinho. Já no pátio, aprenderam como fazer a geléia de pimenta e a degustaram com bolacha. No final, o prefeito e as crianças semearam a planta que aprenderam no dia, nomeando e iniciando novamente o ciclo da natureza.

A secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, disse que a possibilidade do prefeito vivenciar o projeto foi muito importante. “Ele pode ver de perto o conhecimento que as crianças estão adquirindo, o quanto está presente o desenvolvimento da leitura, escrita, história, geografia, ciências e o quanto estão desenvolvendo o comportamento de pesquisadores. Nós queríamos que o prefeito, que possibilitou que este projeto acontecesse, tivesse a oportunidade de se alegrar com a gente e ver como o trabalho é integrado, envolve todos os profissionais da escola e os pais, a comunidade, transformando vidas e ajudando a construir o futuro do nosso país”, declarou a secretária. “Estávamos ansiosos para mostrar o que estamos fazendo. É um prazer enorme recebê-lo”, concluiu a diretora da unidade, Sandra Uetuki Nicoleti.

Prêmio Mundial

O projeto “Escola de Plantas Medicinais” recebeu, em março deste ano, o “Prêmio Inovação” da Fundação Antenna, órgão internacional da Suíça, conquistando o primeiro lugar entre 18 países inscritos.

A Emefei Maria Augusta receberá US$ 3 mil como premiação para ampliar as possibilidades do espaço com a implantação de um miniviveiro com estufa, sistema de compostagem e sistema de coleta de água de chuva para utilizar na germinação e produção de mudas, irrigação das plantas e limpeza da escola.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo

 




Mais de 40 mil pessoas na Festa de São João de Caçapava

Mais de 40 mil pessoas na Festa de São João de Caçapava

Entre os dias 21 e 25 de junho, com a presença de mais de 40 pessoas, a Prefeitura de Caçapava, administrada pelo prefeito Fernando Diniz (PV), realizou a 11ª edição da festa “São João de Caçapava”, buscando o resgate da tradição e a essência do projeto original, que é patrimônio cultural da cidade e de toda região. Também foi preocupação constantemente de todos envolvidos a redução dos custos para o município, viabilizando o evento com apoio de patrocinadores e apoiadores culturais, com o compromisso de manter valores e tradições.

A festa é uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do estado de São Paulo e tem caráter beneficente, contribuiu com 20 entidades filantrópicas, que ficaram responsáveis pela comercialização de alimentos e bebidas típicos de festa junina, visando gerar fundos para sustentar as entidades durante o ano.

Outra novidade foi o lançamento da campanha Eco São João que teve como objetivo principal promover uma festa mais sustentável, diversas ações, durante todos os dias do evento, foram realizadas para diminuir os danos ao meio ambiente. Para compensação ambiental a prefeitura realizará o plantio de 200 mudas nativas em uma área institucional que receberá o nome de ECO São João.

As equipes da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Trânsito e Polícia Militar garantiram a segurança do evento, que segundo a Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, não houve ocorrência policial. O trabalho em equipe entre as secretarias municipais, entidades filantrópicas, patrocinadores, apoiadores e prestadores de serviços em geral foi o responsável pelo sucesso da festa São João de Caçapava 2017.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Caçapava

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Prefeito de Araçoiaba da Serra participa de plantio de Arvores

Prefeito de Araçoiaba da Serra participa de plantio de Arvores

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra, por meio da parceria entre Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e a Secretaria de Esporte e Turismo (SESTUR), concluiu o plantio de mudas nas margens da pista de caminhada da Avenida Manoel Vieira.

O plantio teve início na última terça-feira (20) e foi concluído no dia 23, contando com a presença no núcleo “Exercita Araçoiaba” e do Prefeito Dirlei Salas (PV) que se dispuseram a pôr as “mãos na massa” e ajudar os técnicos da SAMA a plantar as mudas no solo e cobri-las com terra.

O ação tem como objetivo a melhoria da cobertura vegetal na região central da cidade e a qualidade de vida dos munícipes. Segundo a SAMA, foram plantadas ao todo 94 mudas de ipê amarelo, que dentro de alguns anos irão florescer.

A secretária responsável pela SAMA, Marília Machado Moraes, faz um apelo à população. “Contamos com a colaboração de todos para preservação das mudas plantadas”, comentou. Depredação de patrimônio público é crime, no caso das mudas, a denúncia pode ser feita diretamente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (15) 3281-1625.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Araçoiaba de Serra

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Caminhada Ecológica na cidade de Magda

Caminhada Ecológica na cidade de Magda

Na cidade de Magda, administrada pela prefeita Viviane Aparecida Caselli Vital (PV) foi realizada, no último dia 31 de maio, uma caminhada ecológica, organizada em conjunto com o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Programa Município Verde/Azul e a entidade Jovem Agricultor do Futuro (SENAR).

Com duração de cerca de uma hora, foram retirados 6 (seis) sacos de 60 litros de lixo, uma quantidade significativa pela duração, servindo para conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo e os prejuízos que causam ao meio ambiente quando são descartados de forma incorreta.

Foi abordado pelos organizadores as ações teóricas e práticas, propondo a participação democrática da sociedade na gestão dos seus recursos, assim como no processo de tomada de decisões, tudo sob a ótica da sustentabilidade e da equidades ocial. Neste sentido, a caminhada ecológica atingiu todos os seus objetivos centrada no exercício da cidadania.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Magda

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde –São Paulo




Cidade de Itaí realiza tradicional festa ao seu padroeiro

Cidade de Itaí realiza tradicional festa ao seu padroeiro

A Tradicional Festa de Santo Antônio aconteceu entre os dias 10 e 18 de junho. Uma grande estrutura de tendas foram montadas pelas ruas, para que a população pudesse transitar entre as 150 barracas. No Palco, ocorreram os shows durante os dez dias, além de apresentações da Banda Municipal, Orquestra de Flauta Doce, Projeto Guri de Itaí e Itaberá. Brinquedos Infláveis e a Carreta da Alegria fizeram a festa para a criançada.

Em uma grande tenda, o Fundo Social de Solidariedade vendeu porções, caldos e feijoada no almoço. A Festa religiosa começou no dia 31 de maio com a missa de abertura da Trezena de Santo Antônio, Procissão no dia 13 e quermesse de 09 a 18 de junho na barraca da igreja.

Giriboni presente

O deputado estadual Edson Giriboni (PV) também marcou presença na grande Festa de Santo Antônio do Itai. Recepcionado pelo prefeito Thiago Michelin, juntamente com vice-prefeito Bruno Dainese (PV).

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Itai

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde –São Paulo

 




Prefeitura de Biritiba-Mirim concede aumento salarial aos servidores

Prefeitura de Biritiba Mirim concede aumento salarial aos servidores

O prefeito de Biritiba Mirim, Jarbas Ezequiel de Aguiar (PV), anunciou aumento salarial para os cerca de 850 funcionários do município. Todas as categorias, com exceção aos secretários municipais, vice-prefeito, e o próprio chefe do Executivo, receberão aumento real de 5,84% em seus vencimentos.

O reajuste total chega a 10% levando-se em consideração o aumento, mais o repasse do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido no período, que é de 4,16%.

O Projeto de Lei de autoria do Executivo que adiciona os novos valores foi aprovado pela Câmara Municipal a Sessão Legislativa da última segunda-feira (20 de junho).

De acordo com o prefeito, mesmo em tempos de crise, e problemas financeiros enfrentados pelo município, a intenção é valorizar o funcionário e melhorar a capacidade de compra do servidor. “Nós sabemos o quanto esse aumento fará diferença na vida do funcionário. Biritiba Mirim tem ótimos funcionários, que vestem a camisa da cidade, trabalham com muita vontade e determinação para melhorar a vida da população, e nada mais justo que aumentarmos o salário dos servidores, dentro das possibilidades das finanças do município”, disse o prefeito.

Além do incremento salarial, que será adicionado no contracheque dos servidores a ser recebido a partir do final do mês de junho, em maio a Prefeitura ampliou o pagamento de benefícios ao funcionalismo, e passou a conceder vale-alimentação para mais 161 servidores da municipalidade.

O valor do benefício é de R$ 255,54, recebido por meio de um cartão magnético, recarregado todos os meses, e pode ser utilizado tanto para fazer compras em supermercados, quanto em alguns estabelecimentos de alimentação (restaurantes, bares e lanchonetes) da cidade.

Fonte: Assessoria de imprensa de Biritiba-Mirim

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Em Diadema conselhos tutelares recebem novos veículos

Em Diadema conselhos tutelares recebem novos veículos

Na cidade de Diadema, administrada pelo prefeito Lauro Michells (PV), cada um dos três Conselhos Tutelares em atividade receberam um veículo Citroen Aircross, zero km, para utilização nas visitas e no trabalho diário de seus conselheiros. O veículo faz parte do kit Conselho Tutelar com carro, cinco computadores, impressora, refrigerador e bebedouro. Os demais itens do kit já foram entregues para os conselhos municipais.

A entrega do primeiro carro foi realizada na presença da secretária de Assistência Social e Cidadania, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e outros representantes do município. “Com os novos veículos e os equipamentos já disponibilizados será possível oferecer melhor estrutura para atender a demanda que chega aos conselhos”, afirmou a secretária.

Para atender o município, Diadema conta com 15 conselheiros divididos em três conselhos tutelares nas regiões Centro, Sul e Leste. O serviço atende situações de violação de direitos da criança e do adolescente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, além do regime de plantão à noite e aos finais de semana.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Diadema
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Deputado do PV quer mais proteção as zonas costeiras

Deputado do PV quer mais proteção as zonas costeiras
O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP) apresentou na última terça-feira (20), o Projeto de Lei nº 7916/17, que altera legislação sobre manguezais a fim de preservar a zona costeira que é considerada patrimônio nacional.

Com a proposta, Thame busca reparar um equívoco na Lei 12.651/12 que trata sobre os manguezais, reclassificando os apicuns e salgados como Área de Preservação Permanente (APP), sendo fundamental para a biodiversidade costeira.

Para Mendes Thame, tanto a geração atual quanto as futuras necessitam preservar o Planeta Terra. “Precisamos combater o avanço do aquecimento global que contribui diretamente para destruição da camada de ozônio. O uso indiscriminado dos recursos naturais tem causado uma série de danos ao meio ambiente, como por exemplo, a extinção de plantas e animais e a elevação da temperatura no Planeta que ocasiona o desgelo das calotas polares”, afirmou.

O parlamentar alertou para a permanência de dispositivos equivocados e permissivos na lei de proteção de manguezais. “Com a manutenção de uma legislação equivocada, teremos como consequência a ocorrência de danos significativos aos manguezais e a sua feição apicum, como exemplo, a perda de patrimônio cultural, diminuição da pesca, prejuízo à captação de carbono, emissão de carbono devido à perda da cobertura vegetal, perda de habitat natural da fauna e da biodiversidade, imposição de barreiras e limites à expansão/acomodação dos manguezais em cenário de gradativa elevação do nível médio relativo do mar”, destacou.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) recomenda que no estabelecimento de uma unidade de preservação de manguezais, sejam feitas demarcações de uma zona central e a delimitação de zonas tampão ao redor dos manguezais, abrigando dessa forma as áreas de apicum.

Fonte: Bancada do PV na Câmara dos Deputados

Gabinete da Liderança do Partido Verde
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Claudio Turtelli – Assessoria Parlamentar/Comunicação




Giriboni acompanha prefeitos junto à Secretaria de Educação

Giriboni acompanha prefeitos junto à Secretaria de Educação

Acompanhado pela prefeita de Barra do Chapéu, Janete Sarti, e pelo prefeito de Itapirapuã Paulista, João Batista, o deputado estadual Edson Giriboni (PV-SP) intermediou reunião na Secretaria de Estado da Educação para tratar do transporte de alunos. “Foi uma pauta importante, os prefeitos vieram trazer a preocupação com os custos do transporte de alunos e a dificuldade na renovação do convênio com o governo do Estado”, declarou o parlamentar.

Os prefeitos alegam que houve um aumento muito grande do valor da contrapartida que os municípios devem repassar ao Estado para manter o convênio, “já estava difícil o ano passado e agora vai subir de R$ 120 mil para quase R$ 500 mil”, explica o prefeito de Itapirapuã Paulista, João Batista, que trabalha com um orçamento anual de R$ 16 milhões e administra uma das cidades com um dos piores indicadores sociais do Estado.

De acordo com o assessor de relações institucionais da secretaria da Educação, Ricardo Pinheiro Santana, o cálculo do valor devido por cada município é feito tendo em base o número de alunos transportados e as distâncias percorridas pelos ônibus. Para o deputado Giriboni, “o Estado deve refazer os cálculos para não penalizar os municípios”.

Fonte: Assessoria de Imprensa – dep. Edson Giriboni

Gabinete da Liderança do Partido Verde
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Claudio Turtelli – Assessoria Parlamentar/Comunicação




Sardelli acompanha governador que anuncia obras de melhorias para a SP-304

Sardelli acompanha governador no anuncio das obras da SP 304

O deputado estadual Chico Sardelli (PV-SP) acompanhou, no último sábado (24/06), o governador Geraldo Alckmin em visita a cidade de Americana para anunciar a abertura do processo licitatório das obras de recuperação da rodovia SP-304, no trecho entre Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste, indo até o distrito de Ártemis, em Piracicaba. O investimento será de R$ 58,1 milhões. Ainda na quarta-feira (21), Sardelli já havia antecipado essa importante notícia para a região.

“Há muito tempo venho reivindicando essas melhorias, considerando principalmente o alto número de acidentes que acontecem nessa rodovia. Um trabalho parlamentar nosso, que culminou com o apoio também de outros parlamentares da nossa região. Continuamos nossa luta pela instalação de barreiras de proteção na área central da rodovia. São importantes investimentos para que a população da região e os usuários da SP-304 tenham mais segurança. Agradeço ao governador Alckmin por ter aprovado a realização dessa obra, que beneficiará uma população de quase 800 mil habitantes”, comentou Sardelli.

Com o lançamento do edital da licitação para o início de julho, a previsão é que as obras comecem ainda em outubro deste ano, com prazo de 18 meses para execução. O trabalho será realizado em 56,7 km de extensão da rodovia, envolvendo a recomposição do asfalto, corrigindo ondulações e deformidades, e a sinalização do solo também será refeita. Durante as obras devem ser gerados 35 empregos diretor e 105 indiretos.

De acordo com o governador, após a recuperação da SP-304 o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) será responsável pela sua conservação. “Periodicamente é preciso fazer uma obra maior, porque não adianta tapar buraco, já esgotou o tempo útil do pavimento, como é o caso dessa rodovia”, destacou.

O secretário estadual de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço, observou que a recuperação do asfalto e sinalização garantirá mais conforto e segurança nesse trecho. “A obra vai devolver à pista a condição que ela tinha em 2005, quando foi recuperada, deixando mais adequada ao fluxo de caminhões e veículos. A gente prevê que haverá alguns transtornos para o usuário, por isso pedimos bastante atenção aos motoristas neste período de obras e que tenham paciência porque teremos ao final dos serviços uma via muito melhor e mais segura”.

Fonte: Assessoria de Imprensa dep. Chico Sardelli

Gabinete da Liderança do Partido Verde
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Claudio Turtelli – Assessoria Parlamentar/Comunicação