Coleta Seletiva de Lâmpadas em Vinhedo

Coleta-Seletiva-de-Lampadas-em-VinhedoA Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, enviou para reciclagem milhares de lâmpadas fluorescentes entregues pelos moradores e estabelecimentos comerciais na sua Central de Triagem da Coleta Seletiva.

“O descarte de lâmpadas deve ser feito sempre corretamente para a separação de materiais tóxicos nelas contido, como o mercúrio, para evitar que cheguem ao solo e rios”, afirma o Prefeito Jaime Cruz (PV).

Os processos de descontaminação e reciclagem das lâmpadas variam de acordo com o modelo do produto. Basicamente, separam-se os terminais (componentes de alumínio, soquetes plásticos, e estruturas metálicas/eletrônicas), o vidro (em forma de tubo, cilindro ou outro formato), o pó fosfórico (pó branco contido no interior da lâmpada) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar. Todos os processos ocorrem por meio de equipamentos instalados sob condições especiais e em ambiente controlado, para que não haja fuga de vapores, e a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos. Posteriormente, os principais subprodutos (alumínio, vidro, soquetes, pó e mercúrio) podem ser reaproveitados.

Município Verde Azul

Pela quinta vez consecutiva Vinhedo conquistou o título Município Verde Azul concedido pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades que desenvolvem ações de destaque com a finalidade de promover a recuperação e preservação ambiental.

Uma destas ações é o descarte correto de materiais que causam dados ao meio ambiente e à saúde pública. Além do descarte de lâmpadas, este ano já foram descartados corretamente 5,2 mil pneus entregues pelos moradores.

Fonte: Ascom Prefeitura de Vinhedo
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo

 




Paulo Apolo é agraciado com selo Prefeito Empreendedor

Paulo-Apolo-e-agraciado-com-selo-Prefeito-Empreendedor

No dia 27 de junho, o SEBRAE-SP promoveu a entrega dos selos de Certificação do Prêmio Prefeito Empreendedor a cinco municípios da região de Botucatu. Em sua oitava edição, o Prefeito Paulo Marcos Borges dos Santos (PV), de Itatinga, estava entre os agraciados.



O Prêmio Prefeito Empreendedor, realizado a cada dois anos, é uma iniciativa que visa identificar e valorizar projetos de ações que estimulem o surgimento de políticas públicas para o fomento econômico local por meio das micro e pequenas empresas. Outro objetivo é fazer com que a gestão Pública se modernize frente às necessidades econômicas e sociais de cada município.



Nesta edição o prêmio foi dividido em categorias que contemplavam o Melhor Projeto do Estado, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos e Novos Projetos.



Ao todo 335 projetos foram inscritos de 265 prefeituras, sendo que cada uma delas poderia participar em até duas categorias. Além das sete cidades vencedoras no Estado, foram certificados 180 projetos que receberam o selo de Prefeito Empreendedor.



Itatinga foi inscrito na categoria Pequenos Negócios no Campo o projeto Desenvolvimento da Apicultura rendeu ao prefeito de Itatinga Paulo Marcos Borges dos Santos, a Certificação no Prêmio Prefeito Empreendedor. A iniciativa buscou adequar a produção apiária no município. Com a adoção de iniciativa, há atualmente 30 apicultores formalizados e aumento da produção de mel, estimada em 500 toneladas [em 2004, o total não passava de 100 toneladas].



A entrega do selo ocorreu no dia 27 de junho, sendo que o prefeito destacou a necessidade de cooperação entre o Poder Público e Produtores Rurais. “É possível que o município cresça economicamente incentivando seus empresários por diversas medidas de estímulo” disse o prefeito.


Fonte: Ascom Prefeitura de Itatinga
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Prefeitura de Mairiporã promove Campanha dos três bichos

Prefeitura-de-Mairipora-promove-Campanha-dos-tres-bichosO prefeito de Mairiporã, Dr. Márcio Pampuri, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica da prefeitura, sob coordenação da interlocutora do Tracoma Danielle F. Moraes, em parceria com o Ministério da Saúde e GVE-Franco da Rocha, realizou na segunda quinzena de maio a “Campanha dos 3 Bichos”, uma ação desenvolvida para atingir crianças de 5 a 14 anos contra Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase.

A campanha que foi realizada nas escolas e promoveu ações de mobilização e orientações para professores e alunos, oferta da dose do anti-helmíntico (vermífugo) e preenchimento do formulário do método espelho para busca ativa de hanseníase, além da busca ativa de tracoma.

Durante a campanha 1.984 estudantes tomaram a dose do anti-helmíntico, 1.274 preencheram o formulário para busca ativa de hanseníase e 1.660 realizaram o exame do tracoma. “Nem todas as crianças foram examinadas e medicadas por falta de autorização dos pais ou ausência do aluno no dia. A falta de adesão dos pais prejudica o trabalho proposto pelo Ministério da Saúde”, ressaltou Danielle.

O QUE SÃO OS TRÊS BICHOS?

Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíases são “doenças em eliminação” ou “doenças negligenciadas”, nomes utilizados para descrever conjunto de doenças causadas por agentes infecciosos e parasitários como vírus, bactérias, protozoários e helmintos, que são endêmicas em populações que faltam com a higiene.

O tracoma é uma doença oftálmica altamente contagiosa, bacteriana, causadora de comprometimentos na córnea e na conjuntiva. A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz podendo causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. Os geohelmintos são os helmintos ou vermes que necessitam obrigatoriamente de um estágio no solo.

Fonte: Ascom Prefeitura de Mairiporã

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Deputado Penna encaminha 17,8 milhões em emendas para munícipios e entidades filantrópicas e assistências de São Paulo

Deputado-Penna-encaminha-178-milhoes-em-emendas

Em um ano de muito trabalho parlamentar o deputado federal José Luiz Penna (PV-SP) atendeu, através de emendas de sua autoria junto aos diversos setores do Governo Federal e Estadual, um número substancial de munícipios em entidades assistências. Até agora, só referente ao ano de 2014, foram destinados mais de 17,8 milhões, atendendo 78 prefeituras, 26 Santas Casas, 2 hospitais e outras 7 entidades filantrópicas e organizações não governamentais.

Além dos municípios governados por prefeitos do Partido Verde, para um melhor aproveitamento dos recursos, o deputado Penna priorizou o encaminhamento da maior parte de  suas emendas à municípios e entidades de baixo arrecadação.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Dep. José Luiz Penna
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo