Reciclagem do óleo residual de cozinha em Álvares Machado

Reciclagem-do-oleo-residual-de-cozinha-em-alvares-MachadoA Divisão da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da prefeitura de Alvares Machado realizou, no ultimo dia 07, uma palestra sobre a reciclagem do óleo de cozinha e de como reaproveitar o material sem descartá-lo de maneira irregular no Meio Ambiente.

A palestra foi ministrado pelo presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Emerson Iizuka, que informou aos alunos do Ensino Fundamental que o óleo de cozinha pode ter outras utilidades depois do seu uso principal, tais delas são para a produção biodiesel,  sabão, detergente e tintas, além da importância do descarte da embalagem para a Coleta Seletiva. O prefeito Horácio Fernandez (PV) estuda a possibilidade de por em prática um projeto de recolhimento do óleo residual de cozinha.

Fonte: Ascom Prefeitura de Älvares Machado
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Prefeito de Cananéia promove Apicutura

Prefeito-de-Cananeia-promove-ApicuturaEm parceira com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – O prefeito de Cananéia, Pedro  Filho (PV) promove, de maio a setembro deste ano, o Programa de Capacitação em Apicultura.

O prefeito Pedro preconize que “e de longa data que o homem consome e aprecia os diversos produtos proporcionados pelas abelhas, e essa criação evoluiu para o uso de modernas técnicas, tornando-se um segmento de relevante importância para as questões ambientais e que possibilita ganhos financeiros à atividade rural”.

A área rural de Cananéia é rica nesse segmento, onde os agricultores familiares produzem o mel há alguns anos. O Programa de Capacitação em Apicultura constituído por módulos, permitindo que os produtores e trabalhadores rurais desenvolvam com segurança todas as atividades relativas a esta ocupação, para que possam aprimorar a qualidade dos produtos apícolas, visando o atendimento das exigências do mercado consumidor.

Além de aprender as corretas técnicas de implantação do apiário e a produção do mel, o participante terá ao longo do Programa a oportunidade de ser capacitado na obtenção de pólen, própolis, geléia real e rainhas.

Fonte: Ascom Prefeitura de Cananéia
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Transmissão ao vivo do 3º Encontro Estadual da Juventude do PV-SP

3 Encontro Estadual da Juventude do PVSP1Os Jovens Verdes do Estado de São Paulo se encontrarão oficialmente no dia 12 de Abril, na cidade de São Paulo. O debate contará com um World Café de formação política com temas que vão do anarquismo à sociologia, antropologia, mandato político, entre outros pontos programáticos verdes.

Confirmadas presenças do Deputado Federal e Presidente Nacional José Luiz de França Penna, da Secretária Nacional de Juventude do Partido Verde Julia Duppré e do agitador cultural apartidário Nenê Altro e vereadores ligados à juventude de diversas cidades.

Na parte da tarde, os jovens participarão de uma pescaria de idéias com o postulante ao Governo do Estado Gilberto Natalini, em uma conversa que também formatará seu programa de governo jovem.

O evento será o primeiro transmitido pela internet, para que todos do Estado participem através de videoconferência.

O encontro é aberto aos simpatizantes, amigos, filiados e aos que querem mudar o Brasil através de uma forma limpa de se fazer política, mostrando que os jovens estão aí para fazer a diferença nas eleições.

#tomepartido #partidoverde #vidanova

Serviço:
3º Encontro Estadual da Juventude do Partido Verde do Estado de São Paulo
Local: Faculdade Anhanguera
Anfiteatro
Av: Brigadeiro Luis Antônio, 871 – Próximo aos metrôs Brigadeiro / São Joaquim
São Paulo – SP
Horário: De 9h as 17h.
Inscrições através do e-mail: encontrojuventudeverde@gmail.com
Para mais informações, acesse: www.facebook.com/jpvsp43

*Não haverá cobrança de inscrição

**Caso necessite se hospedar, os jovens da grande São Paulo poderão ceder um sofá. Entre em contato com a organização.

Secretaria Estadual da Juventude
Partido Verde – São  Paulo




Prefeito de Itatinga incentiva projeto de hortas comunitárias

Prefeito-de-Itatinga-incentiva-projeto-de-hortas-comunitariasA Horta Comunitária do município de Itatinga conta com 18 colaboradores, que estão envolvidos em todas as fases de produção das hortaliças, bem como sua comercialização. O projeto é alicerçado com base na prática da Horticultura Social, que vem a ser instrumento educativo e socializador, combinando conhecimentos sobre capacidade física, cognitiva e aprendizagens diversas como agricultura, jardinagem, e educação ambiental, além de proporcionar desenvolvimento ou recuperação da autonomia pessoal, integrando aprendizagem e hábitos de vida saudáveis. O prefeito de Itatinga, Paulo Apolo (PV), está intimamente ligado ao projeto.

As hortaliças tem sido o foco principal de produção, pois possibilitam um retorno econômico rápido e, por trata-se de uma cultura que se adapta à produção em pequenas áreas. O projeto é assistido tecnicamente pela equipe da CATI e Diretoria de Desenvolvimento da Agropecuária, bem como o amparo social pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Fonte: Ascom Prefeitura de Itatinga

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Reciclagem do óleo residual de cozinha em Capela do Alto

Reciclagem-do-oleo-residual-de-cozinha-em-Capela-do-AltoO prefeito de Capela do Alto, Marcelo Soares Silva (PV), atraves de sua diretoria do Meio Ambiente, colocou em prática o projeto “Eco Óleo”, em parceria com as escolas da rede municipal de ensino e o comércio local. A iniciativa visa o descarte correto de óleo de cozinha, evitando assim a contaminação do solo e rios do município.

Foram distribuídos mais de 20 tambores no município, entre escolas e pontos comerciais. Nas escolas os alunos estão sendo motivados a orientar os pais para descartar o óleo da maneira correta, além da motivação das equipes gestoras promovendo gincanas de conscientização ambiental. Restaurantes, lanchonetes e pastelarias já estão solicitando o tambor do “Eco Óleo”. O estabelecimento comercial que fizer parte da parceria, receberá o selo “Amigo do Meio Ambiente”.

Balões biodegradeveis com sementes de árvores natívas

Cerca de 500 balões biodegradáveis com diversas sementes de árvores nativas foram soltos durante  um desfile cívico realizado no final do mes de março A ação realizada pelo Departamento de Meio Ambiente de Capela do Alto foi aplaudida pelas mais de 3 mil pessoas que prestigiaram o evento. Os balões que foram soltos continham sementes de: 
Sibipiruna, Monjoleiro, Ipê e Pau-Brasil.




Plano de resíduos sólidos de Vinhedo volta a ser discutido

Plano-de-residuos-solidos-de-Vinhedo-volta-a-ser-discutidoO Plano de resíduos sólidos de Vinhedo, elaborado para a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo pela Keyassociados- Consultoria e Treinamento Ltda, volta a ser discutido com a população em nova audiência publica que será realizada no próximo dia 17, na Câmara Municipal. O objetivo do plano é permitir o avanço necessário do município no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

O prefeito Jaime Cruz (PV) recebeu, na tarde desta terça-feira, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Hamilton Port, que apresentou o plano elaborado e os pontos a serem discutidos na Audiência Pública. 
“Elaboramos um plano abordando todos os aspectos necessários para que Vinhedo atenda as exigências da Lei Federal 12.305/2010. Já são mais de 250 páginas que irão nortear o nosso trabalho em prol de uma gestão sustentável do município”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.

A lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a redução na geração de resíduos, com a adoção de hábitos de consumo sustentável e o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada do que não pode ser reciclado ou reutilizado.

Em Vinhedo, entre os objetivos propostos pelo plano estão a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos; regularidade, continuidade, funcionalidade e universalização da proteção dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos e a adoção de mecanismos gerenciais e econômicos que assegurem a recuperação dos custos dos serviços prestados, como forma de garantir a sustentabilidade operacional e financeira.

“Após a aprovação da Lei vamos trabalhar com afinco para que ela seja cumprida integralmente. Com a união de forças junto às secretarias afins e parcerias nós conseguiremos colher bons resultados que farão Vinhedo avançar na área ambiental”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Hamilton Port. 
Finalizada as discussões sobre a elaboração do plano nas audiências públicas, o projeto de lei que criará em Vinhedo o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será encaminhado à Câmara Municipal para análise e votação.

Vinhedo é reconhecida pelas ações efetivas na área ambiental. Por 5 anos consecutivos, a cidade recebeu do Governo do Estado de São Paulo o título de Município Verde-Azul, concedido às cidades que se destacam na área ambiental, principalmente atendendo aos objetivos propostos, que incluem políticas públicas de preservação do meio ambiente, saneamento e saúde pública.

Fonte: Ascom Prefeitura de Vinhedo
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo