Marcelo Soares da Silva é reeleito presidente do CONDERGI

30 01

O prefeito de Capela do Alto, Marcelo Soares da Silva (PV), foi reeleito presidente do CONDERGI – Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de Itapetininga, para gestão 2014. Essa é a 2ª vez que o prefeito assume o cargo de presidente do consórcio.

Criado na década de 90, o CONDERGI integra a prestação de serviços das prefeituras de 13 cidades: Alambari, Angatuba, Boituva, Campinha do Monte Alegre, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Tatuí e Tietê.

Segundo o prefeito Marcelo, após os prefeitos conseguiram juntos estabilizar financeiramente o consórcio e agora vem os novos desafios. “Dentro da pauta dessa primeira reunião, além da eleição, já traçamos o nosso plano de ação para fortalecer as cidades consorciadas através de investidas nos Ministérios em busca de recursos para nossos municípios”, concluiu Marcelo.

Fonte: Secretaria de Comunicação do P.M de Capela do Alto Secretaria Estadual de Comunicação

Partido verde – São Paulo




Sustentabilidade: Eduardo Jorge conversar sobre como Pensar Verde




Dirigentes e ativistas se reúnem com Natalini em cidades do interior

Dirigentes-e-ativistas-se-reunem-com-Natalini-em-cidades-do-interior
Gilberto Natalini cumpriu uma extensa agenda no último fim de semana, em seu giro pelo interior. Na sexta-feira (24/01), recepcionado pelo deputado estadual Chico Sardelli (PV-Americana), pelo prefeito de Cordeirópolis, Amarildo Zorzo (PV) e pelo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV), o postulante ao cargo de governador pelo PV-SP, depois de passar pela cidade de Americana, participou de uma reunião no plenário da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste com dirigentes e ativistas da Bacia 11. No sábado (25/01), em Araraquara, Natalini voltou a se reunir com dirigentes, ativistas e coordenadores de várias regiões. Tanto em Americana como em Santa Bárbara e Araraquara, a recepção foi calorosa. Vários dirigentes endossaram a tese de que, em todas as eleições em que disputou, o PV-SP nunca teve um líder tão carismático para exercer tal papel.

O novo líder

Reuniao em Americana
Gilberto Natalini tem vasta experiência na vida pública e partidária. Seu ótimo trânsito na base do Partido Verde cresce a cada dia e acontece sem que o chamado “Club dos Abre Alas Partidário”, composto por altos dirigentes, prefeitos e parlamentares, precise se movimentar. Alegre, franco, com uma disposição de menino e claramente comprometido com o propósito de representar a legenda na eleição majoritária de outubro próximo, gera confiança e cativa a todos, de coroinhas a cardeais que gravitam entre a burocracia e a base da legenda, fato que leva a crer que, com o eleitorado, não será diferente.

Gilberto Natalini

Médico e vereador pelo quarto mandato na cidade de São Paulo, tem se destacado à frente da presidência da Comissão da Verdade, instituída pela Câmara Municipal da capital. Natalini não  é um desses chamados “especialistas” em questões ambientais, título que no PV-SP de outrora, por algumas vezes, foi pré-requisito para postular o cargo em questão, mas também não há como negar que, desde que se filiou à legenda (2011), seu mandato de vereador na capital é dedicado integralmente às questões defendidas pelo ideário verde, somando assim, entre tantos, mais um fato que o credencia.

Luz de alerta na casa dos adversários

A possibilidade de realmente existir uma candidatura verde ao governo de São Paulo faz acender um alerta nas coordenações de campanha dos candidatos que protagonizam como favoritos nas manchetes políticas dos grandes jornalões. Não tanto por uma questão de ameaça eminente à liderança dos favoritos, mas sim, pela quantidade de votos que uma candidatura verde poderá sufragar, ajudando a despolarizar e forçando um segundo turno na eleição majoritária deste ano. Sobre este aspecto é bom lembrar que, na eleição majoritária de 2010, apesar da visível indiferença por parte dos adversários e de todas as maledicências sobre uma provável “cristianização” interna, foram 940.379 sufrágios, 4,13% dos votos válidos, conquistados pelo então candidato apresentado pelo PV-SP que, apesar de preparado e com boa reputação, sofria pela falta de simpatia.

Agenda de Encontros com Natalini em Fevereiro

Dois novos encontros regionais com Natalini já estão programados e definidos, outros ainda aguardam confirmação. Já confirmados estão os encontros de Marília, dia 01/2 e de Ribeirão Preto, dia 08/2. (mais detalhes no link Agenda de Reuniões em www.pvsp.org.br).

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Ricardo Sobrinho é reeleito presidente do Comam

Ricardo-Sobrinho-e-reeleito-presidente-do-ComamO prefeito de Santo Antônio da Alegria, Ricardo da Silva Sobrinho (PV), foi reeleito, por unanimidade, para a presidência do Comam  – Consórcio de Municípios da Alta Mogiana –  em reunião que aconteceu na manhã do ultimo dia 13, no Dan Inn Hotel, em Franca.

O COMAM foi criado em 20 de agosto de 1.985, com a finalidade de lutar pelos interesses dos municípios que fazem parte da região e representa atualmente 1.460.324 habitantes e 951.206 eleitores de 29 cidades, entre elas: Altinópolis, Aramina, Batatais, Brodowski, Buritizal, Cravinhos, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Ituverava, Igarapava, Itirapuã, Ipuã, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Ribeirão Corrente, Rifaina, Restinga, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, Sales Oliveira e Serrana.

Comerando a indicação para um Segundo mandato, Ricardo Sobrinho apresentou o balanço das ações realizadas pelo Consórcio em 2013. Dentre as atividades apresentadas estão capacitações, participação em eventos estaduais e federais, além de orientações sobre prestação de contas. Segundo Ricardo, o Comam promoveu ainda no ano passado a criação da Câmara Técnica de Turismo, o V Congresso de Municípios do Consórcio, o projeto Usina Móvel, além de ações de incentivo para a visitação turística na região.

Fonte: Assessoria de Imprensa  – P. M. Santo Antonio da Alegria

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Pampuri é eleito coordenador geral do Subcomitê Juqueri/Cantareira

Pampuri e eleito coordenador geral do Subcomite Juqueri CantareiraEm 14 de janeiro último foi realizada a reunião do Subcomitê Juqueri-Cantareira, que envolve as cidades de Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar e Francisco Morato, todas pertencentes ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Entre outras atividades foi realizada a eleição dos representantes do segmento da sociedade civil; posse dos representantes dos segmentos Estado, Municípios e Sociedade Civil para a constituição do Colegiado do Subcomitê; além da eleição da Coordenadoria.

Após a exposição de temas como ICM Ecológico, cobrança pelo uso da água, experiências de outros mananciais com a implantação da Lei de Mananciais, audiência pública sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, entre outros, o chefe do Executivo de Mairiporã, Márcio Pampuri (PV), foi eleito pelos presentes o coordenador geral do Subcomitê Juqueri/Cantareira para a gestão que compreende o período 2013/2015.

Márcio Pampuri salientou que “toda a reunião que leva em consideração o saber de cada um, apesar da dificuldade em se chegar a um consenso, é mais produtiva. Portanto, assumo com satisfação a tarefa de coordenação dessas ideias”.

A cobrança pelo uso da água só é possível com a existência do subcomitê e a constituição de lei própria (272/10), em que toda a classe política de Mairiporã participou (Câmara e Poder Executivo), capitaneada pelo prefeito, por intermédio do deputado estadual Beto Trícoli (PV-SP), que pode representar cerca de R$ 22 milhões em arrecadação para os municípios do Alto Tietê.

Fonte: Assessoria de Imprensa P. M. Mairiporã

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Prefeitura promove desassoreamento em Santa Barbara d’Oeste

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com os trabalhos de desassoreamento no Ribeirão dos Toledos. Uma draga opera realizando o aprofundamento da calha,  evitando possíveis erosões e enchentes no período das chuvas.

Fonte: Assessoria de Imprensa – P.M Santa Barbara d’Oeste

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




PV é atuante na nova Região Administrativa do Estado de São Paulo

Deputado-Ulysses-e-vereador-Rodrigo-TassinariO decreto de regulamentação de uma nova divisão administrativa no estado de São Paulo será assinado pelo governador, no próximo dia 21 de janeiro, em Itapeva. A nova Região (16ª) será composta por 31 munícipios, todos desmembrados da 4ª Região (Sorocaba). Itapeva, que será a cidade sede, doravante irá receber os escritórios regionais de secretarias e demais órgãos administrativos do governo do estado.

Todas as cidades da nova região ficam no sudoeste paulista e possuem baixos indicadores sociais. Em relação as demais, a região é considerada, tal como o Vale do Ribeira, pobre e menos favorecida. É a maior produtora de minérios, está entre as que mais produzem grãos e aonde se concentra os principais projetos de reflorestamento do Estado.

O  Partido Verde está muito bem representado por lá. Tem um deputado estadual no exercício do mandato (Itapeva), dois prefeitos (Campina do Monte Alegre e Paranapanema), um vice-prefeito (Campina do Monte Alegre) e 25 vereadores, distribuídos em 17, dos 31 municípios da 16ª Região Administrativa do Estado de São Paulo.

Há de argumentar que o potencial de votos para uma possível reeleição do deputado estadual Ulysses Tassinari (PV-SP), oriundo de Itapeva, crescerá muito. Seu grande prestigio é visível e sua influência deverá aumentar consideravelmente, visto que a implantação é imediata e trará grandes benefícios para Itapeva e demais municípios.

* Cidades aonde o PV têm vereadores: Barra do Chapéu; Bom Sucesso de Itararé; Campina do Monte Alegre (2); Capão Bonito; Fartura; Iporanga; Itapeva (3); Itaporanga;  Itararé (2); Nova Campina; Paranapanema (3); Piraju; Ribeira; Riversul (2); Taquarituba e Tejupá (3).

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Prefeito do Partido Verde intensifica drenagem urbana de córrego

Prefeito-do-Partido-Verde-intensifica-drenagem-urbana-de-corrego

As inundações no Córrego Bertioga, na cidade de Várzea Paulista, há muitas décadas causam transtornos à população local, trazendo danos materiais e à saúde dos moradores do entorno do córrego e as pessoas que por ali passam diariamente.

O prefeito Juvenal Rossi (PV) solicitou a Secretaria de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente do município para desenvolver estudos e projetos que acabaram por viabilizar a captação de recursos federais para tais obras de drenagem e contenção de enchentes do Córrego Bertioga.

Essas obras consistem na substituição de travessias que atualmente encontram-se subdimensionadas para receber a vazão d’água, a construção do reservatório de amortecimento que atuará como um “piscinão”, que armazenará a água da chuva evitando assim o transbordo e a recuperação e adequação do leito do córrego.

Todas essas medidas visam diminuir os problemas das inundações do Córrego Bertioga, porém a conscientização ambiental da população local também é de grande importância para que efetivamente os problemas das enchentes sejam mitigados.

Desse modo juntamente com o início das obras, foi colocado em prática o Projeto Sócioambiental do Córrego Bertioga, que tem como principal objetivo a educação ambiental da população, atentando as questões como o descarte correto de lixo, importância da água e da preservação dos recursos hídricos, doenças de veiculação hídrica como a dengue e saneamento básico. Esse projeto capacitará professores, funcionários das UBS’s e líderes comunitários que trabalharão com a equipe técnica da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente para a conscientização dos alunos, dos usuários das unidades básicas de saúde e moradores locais.

Fonte: Assessoria de Imprensa P.M. Várzea Paulista
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Prefeito do PV faz balanço do mandato em Cordeirópolis

Prefeito-do-PV-faz-balanco-do-mandato-em-CordeiropolisO prefeito de Corderópolis, Amarildo Zorzo (PV), fez um balanço das ações realizadas nesse primeiro ano de governo, destacando as principais obras, assinaturas de convênios e prevendo planos para o próximo ano.

Zorzo anunciou várias obras que irão beneficiar o município, entre elas a nova estação de tratamento de água, que atenderá a cidade pelos próximos 20 anos e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que terá capacidade para tratar o esgoto de 100% dos habitantes da cidade. “Foi uma ano onde tivemos como meta manter o equilíbrio financeiro, pagar os fornecedores, liquidar o saldo residual e ainda assim entregar obras e benfeitorias a população”, destacou o prefeito.

A construção da Casa da Esperança, que abriga crianças em custódia, também foi uma das conquistas apontadas que já está em fase final e deve ser entregue ainda em Janeiro.
Em prol do meio ambiente foi concluida a revitalização do Lago União e a aprovação do licenciamento do novo aterro sanitário do município.

O prefeito também deu inicio a construção da base do Corpo de Bombeiro que funcionará 24 horas atendendo ocorrências do município. Foram 20.000 m2  de ruas recapeadas nos bairros. Também foram entregues 231 moradias, abrigando familias com renda de 3 a 6 salários mínimos, sendo que tais imóveis têm áreas médias de 200 m2 e contam ainda com uma estação compacta de tratamento de esgoto que fará a captação e tratará 100% dos resíduos. Um outro reservatório de água, com capacidade de abastecimento de 150 mil litros, também foi instalado no município.

Foram investidos cerca de R$ 1 milhão na informatização dos consultórios médicos de Atenção Básica dos Postos de Saúde do município. Outra conquista importante foi a assinatura do termo da posse de duas áreas onde ficam localizado os imóveis que faziam parte das antigas áreas não operacionais da Fepasa. O prefeito Zorzo quer utilizar o espaço para ações culturais e turísticas. A revitalização da Praça da Matriz também faz parte das obras concluídas em 2013.

Para 2014 estão previstas as obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto, já na fase final do processo de licitação. Trata-se de uma obra de R$ 18 milhões. Está previsto também uma nova estação de tratamento de água, com orçamento de R$ 12 milhões, sendo que a obra já recebeu aprovação da Funasa.

O início da obra para construção do Anel Viário de Cordeirópolis também é um das metas para este próximo ano. “É um obra importante que vai tirar o trânsito pesado do centro da cidade e facilitar o escoamento da produção”, concluiu o prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cordeirópolis
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo




Emenda do deputado Penna vai para prefeitura do PV

Emenda-do-deputado-Penna-vai-para-prefeitura-do-PVO Prefeito de Itatinga (SP), Paulo Apolo (PV), recebeu na tarde da última quarta-feira, dia 08 de Janeiro, o gerente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Feliciano Bottino, para uma visita ao local da nova agência da instituição que será construída no município. Bottino aproveitou para comunicar ao prefeito a liberação em conta de uma verba esperada, oriunda de emenda parlamentar do deputado federal Jose Luiz Penna (PV-SP), no valor de R$ 280.000,00. Este recurso está destinado para as obras da rotatória do Distrito Industrial e também do Anel Viário do município.

Segundo o prefeito, esse tipo de recursos federais, há mais de cinco anos não eram recebido pelo município devido as inúmeras certidões negativas que a Prefeitura Municipal tinha na esfera federal.
”Graças a uma árdua batalha, travada neste primeiro ano de mandato, conseguimos regularizar nossas contas e Itatinga esta novamente capacitada à receber tais recursos”, salientou o prefeito, que agradeceu ao parlamentar verde pela destinação da verba.

Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo