Workshop ambiental em Francisco Morato

Workshop-ambiental-em-Francisco-MoratoA Coordenadoria do Meio Ambiente (CMA) de Francisco Morato, comandado por Neive Luiz R. Noguero, promoverá na 1ª quinzena de Junho, duas exposições alusivas ao Mês do Meio Ambiente com os temas “Biodiversidade e Eco Cidadania”.


A iniciativa tem o objetivo de comemorar o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, em 5 de Junho, celebrado no ano de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que se tornou um dos principais veículos das Nações Unidas, para estimular a consciência global.

A Ação tem como objetivo encorajar iniciativas, que despertem a atenção da população para a importância da preservação da natureza.
As mostras foram programadas para migrar, por alguns pontos da cidade e levar à população, informações sobre o consumo responsável, redução de lixo e ideias que agucem o interesse na reutilização de alimentos, ou outros materiais.

Outra ação interessante na mostra são as orientações quanto ao descarte de materiais, coleta seletiva e educação ambiental, expondo a riqueza da biodiversidade brasileira, do estado de São Paulo, no tocante a vida animal, mata atlântica, entre outros fatores.

As exposições fazem parte do acervo da Coordenadoria de Educação Ambiental do Estado de São Paulo, que são disponibilizadas aos municípios para conscientização ambiental.
Os interessados podem visitar a exposição no saguão do prédio de atendimento ao público da prefeitura, e no Centro Integrado da Cidadania (CIC), entre os dias 3 a 14 de Junho.

Fonte: Prefeitura Municipal de Francisco Morato

Secretaria Estadual de Comunicação

Partido Verde – São Paulo




PV-SP Organiza Seminário – Captação de Recursos para o Esporte e a Cultura dos Municípios

PV-SP-Organiza-Seminario1Oportunidade e Incentivos na captação de recursos para o Esporte e a Cultura dos municípios é o nome dado ao Seminário organizado pelo Diretório Estadual do PV-SP, com apoio da Fundação Verde Herbert Daniel.

Com apresentação expositiva em Power Point, perguntas e respostas, os prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de esportes, Secretários municipais de Cultura e vereadores serão orientados em como fazer o melhor caminho na capitação de recursos para o seus respectivos municípios e noções práticas de como funcionam os mecanismos públicos de apoio à Cultura e ao Esporte.

O palestrante será Jorge Martins Muzy – Presidente do Grupo Muzy, consultor tributário, especialista em leis de incentivo à Cultura e Esporte, com mais de uma década de experiência no terceiro setor. Muzy também foi consultor internacional da UNESCO e COO e do IBMEV Business School. Atualmente é o Chairmam e CEO do Grupo Muzy, presidente do Instituto Liderar e da Invest Brasil.

PV-SP-Organiza-SeminarioO Presidente Estadual do PV-SP, Marco Antonio Mróz, idealizador da iniciativa, fará a abertura do evento, que também contará com a presença do deputado estadual Beto Trícoli (PV). O Seminário acontecerá no próximo dia 19 de junho, com início às 13h, no Auditório Paulo Kobayachi, que fica nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Av. Pedro Alvares Cabral, 201 – São Paulo – SP).

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 15 de junho, através do e-mail:  eventopv@gmail.com . Para se inscreverem, os interessados deverão enviar o nome, telefone e cargo que ocupam nas administrações municipais.

Secretaria Estadual de Comunicação

Partido Verde – São Paulo




Fundação Verde discute Políticas Públicas para Sustentabilidade

Por: José Paulo Toffano

Fundacao-Verde-discute-Politicas-Publicas-para-SustentabilidadeA Fundação Verde Herbert Daniel (Fvhd) promoveu no sábado, 25 de maio, um seminário no O Compadre, em Porto Velho, discutindo políticas públicas para a sustentabilidade.

Seminário teve como palestrantes o jornalista José Paulo Toffano, diretor técnico da Fvhd; o gestor ambiental André Fraga, subsecretário da Cidade Sustentável de Salvador (BA); e a professora Célia Sacramento, vice-prefeita de Salvador (BA). Duas centenas de pessoas estiveram presentes no evento.

Aires Mota, coordenador do evento e Lindomar Garçom, ex-deputado federal, deram as boas vindas aos presentes e ressaltaram a presença da Fundação Verde no estado: “Este é o terceiro evento que a Fundação Verde Herbert Daniel traz para Rondônia, valorizando o nosso estado”, disse Mota.

Toffano abriu o seminário, discutindo soluções de mobilidade urbana com os presentes. “Mobilidade exige diversidade”, enfatizou o jornalista, criticando o modelo brasileiro que dá total ênfase aos automóveis. Toffano pautou sua palestra com imagens, trabalhando a interação com o público. Finalizou realçando a importância de calçadas sem obstáculos como incentivo ao pedestrianismo.

add1

Fraga foi o segundo a falar. Ele destacou a implantação e os trabalhos da Secretaria Cidade Sustentável de Salvador. Falou das dificuldades que se encontra para implantação de uma secretaria inovadora. “O trabalho da secretaria é transversal, e necessariamente dialoga com todas as outras”, disse o gestor ambiental. Apontou alguns dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria e acredita que os resultados já começarão a aparecer nos próximos meses.

Sacramento fechou o seminário com um tema bastante pertinente: Políticas Públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher. Ela criticou as delegacias que, muitas vezes, tentam colocar panos quentes quando a mulher quer denunciar o companheiro. “Pedem para tomar uma água, acalmar. Se não for no calor do ato, a maioria das mulheres desiste da denúncia”, salientou a professora. Ela acredita que é necessário a denúncia, senão a violência tende a se agravar, podendo chegar até a consequências fatais. No final os presentes receberam certificado de participação.

Fundacao-Verde-discute-Politicas-Publicas-para-Sustentabilidade2

Os projetos da Fvhd terão continuidade de 3 a 7 de junho, com a coleta de dados de Santana de Ipanema (AL) para produção de diagnóstico coletivo – PROJETO DE PESQUISA, DIAGNÓSTICO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS VERDES; 6 de junho, palestra com Fernando Gabeira, em Betim (MG) – PROJETO SEMINÁRIOS REGIONAIS, 8 de junho, atividades de rua em Dourados (MS) e em Miguelópolis (SP) – PROJETO PAPO VERDE.

Fonte: Fundação Verde Herbert Daniel

Secretaria Estadual de Comunicação

Partido Verde – São Paulo