Fundação Herbert Daniel promove palestras com Gabeira

16 04 2013

A Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) tem promovido palestras, por todos os estados federados, com o jornalista, escritor e dirigente nacional do Partido Verde, Fernando Gabeira. O tema apresentado pelo líder verde têm visões e ideias inovadoras para o cenário político, econômico e sócio-ambiental da nação. Sua mais recente palestra foi na cidade de São Pedro, interior do estado de São Paulo.

Para o setor econômico, Gabeira aponta práticas inovadoras e iniciativas urbanas sustentáveis, em plena atividade em outros países, que podem facilmente ser adotadas nas cidades brasileiras. Ele apresenta sugestões para uma economia mais sustentável, vê problemas na área de infraestrutura e garante que há caminhos alternativos para o país continuar avançando através de práticas culturais e ambientais.

Sobre a prática da Economia Criativa, por exemplo, Gabeira sustenta que “cada cidade tem a sua tradição e seu potencial e, é nesse potencial que temos que avançar. No campo da cultura temos exemplos de feiras literárias internacionais atraindo investimentos, criação de centro cinematográfico, de modo a buscar soluções na cultura. Temos condições de apresentar projetos que criem inúmeros empregos verdes a partir da pura atividade ambiental. Há vários setores da economia que abrem caminho para a questão ecológica, desde a plantação de árvores até iniciativas mais complexas como a produção de baterias solares”.

Na gestão pública Gabeira afirma que a transparência no poder público pode ser usada com ferramenta de combate a corrupção. No seu entendimento, “é preciso que, cada vez mais, as pessoas tenham acesso às contas públicas, saibam como é administrado o dinheiro público no país.“

Na política, mais precisamente nos financiamentos de campanhas, Gabeira defende uma antiga bandeira do PV dizendo que “quem faz política para enriquecer não tem lugar no nosso projeto. Nós fazemos política para ser um caminho a fim de melhorar a vida das pessoas. A politica não é lugar para enriquecer, quem quiser enriquecer que vá para a iniciativa privada”.

O ciclo de palestras pelas cidades brasileiras deve continuar durante todo ano de 2013. Os diretórios do PV nas cidades e ou estados que se interessarem em patrocinar um palestra com jornalista Fernando Gabeira, devem entrar em contato com a diretoria técnica da Fundação Verde Herbert Daniel, para possível agendamento (www.fvhd.org.br).

Secretaria de comunicação – PV-SP




Os Verdes levam luta contra privatização da água à população

O Partido Ecologista de Portugal, “Os Verdes”, pretende alertar a população para os perigos da privatização da água com a já anunciada reestruturação do Grupo, Águas de Portugal. Numa campanha “Contra a Privatização da Água”, “Os Verdes” estiveram na estação rodoviária de Setúbal, promovendo a assinatura de um postal, por parte dos cidadãos, já que “a privatização do setor é extremamente grave”, afirma Susana Silva, coordenadora do conselho nacional do PEV, em Setúbal.

“A entrega ao setor privados apenas resulta num aumento da tarifa e na degradação do serviços prestados aos portugueses”, reflete Susana Silva. A consciencialização da população para os perigos que a privatização do serviço público da água é exaltada pelos Verdes, que verificam um “alerta em relação ao assunto e um interesse sobre o que o Governo pretende fazer ao setor”. Susana Silva frisa que a “água é um direito humano que não pode ser retirado nem ser encarado como um bem a privatizar”.

Para além da ação nacional que passou hoje por Setúbal, os Verdes vão organizar debates em diversas localidades da região para “sensibilizar ainda mais para o tema”.

A líder verde, Susana Silva, critica o Governo por “não fazer o trabalho adequado no setor da água, que não pode ser sujeito às leis do mercado”.

Fonte: Por Rogério Matos – Setubal na Rede